O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove, no dia 13 de agosto, a colação de grau unificada do primeiro semestre de 2018. A cerimônia simboliza a inserção de 85 novos profissionais na sociedade valadarense, que concluem cursos como Ciências Econômicas, Direito Nutrição e Odontologia. A fim de contemplar todos os formandos, a colação será realizada em três horários: 14h, 16h e 18h, no auditório da Unipac.

Às 14h, colam grau os estudantes de Direito. Às 16h, será a vez dos formandos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Às 18h, acontece a colação de grau dos formandos em Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. As orientações para retirada de convites serão divulgadas posteriormente pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV.

Orientações aos formandos
Os diplomas serão entregues no mesmo dia da colação. Podem retirá-los os acadêmicos que tiverem concluído o curso e que não possuam pendências junto às bibliotecas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e do Instituto de Ciências da Vida da UFJF-GV. Aqueles que possuem algum tipo de débito ou pendência têm que solicitar o “Nada Consta”. Para checar se você se inclui neste grupo, basta acessar o SIGA Acadêmico.

É permitido nomear um procurador para retirar o diploma. Para isso, o formando deve lavrar procuração pública (feita em cartório) e entrar em contato antecipadamente com a Gerência de Graduação (gerencia.graduacao.gv@ufjf.edu.br). É importante lembrar que esse procurador apenas estará autorizado a retirar o documento ao final da cerimônia, não poderá, em qualquer hipótese, subir ao palco para receber o diploma como os demais formandos, tampouco vestir a beca.

Para a colação é solicitado que o formando chegue uma hora e meia antes da sua cerimônia, para assinar o termo de colação junto à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), vestir a beca e ser posicionado corretamente na fila. Essa antecedência é importante para que a equipe do cerimonial possa prepará-lo de forma adequada e, consequentemente, não haja atrasos sobre a próxima colação.

Os nomes do orador e dos juramentistas dos cursos serão definidos posteriormente, em reunião a ser realizada com os representantes das turmas de formandos.