Giselle Zampier aproveita o campus com o filho (Foto: Twin Alvarenga)

Giselle Zampier aproveita o campus com o filho (Foto: Twin Alvarenga)

As férias de julho chegaram e, para aqueles que vão permanecer na cidade neste período, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reúne uma série de programas e atividades culturais. Além da estrutura do campus, perfeita para a prática esportiva, os museus, teatros e demais espaços de cultura vinculados à Instituição oferecem programação para todas as idades e gostos.

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o Memorial da República, a Casa de Cultura, o Fórum de Cultura e o Cine-Theatro Central são alguns dos locais onde estão sendo realizadas atividades abertas e gratuitas durante esse período de recesso.

Campus

Para quem busca cuidar do corpo e da saúde através da prática de atividades físicas, o campus universitário é o lugar ideal. A pista que circunda a praça cívica possui 2.200 metros de extensão e é muito procurada pela comunidade para realização de corridas e caminhadas.

Além disso, são disponibilizadas bicicletas no estacionamento da reitoria, que podem ser utilizadas entre 6h e 22h, por uma hora, dentro dos limites da Universidade. Gisele Lopes dos Reis é aluna da UFJF e está sempre no campus, “mas para lazer, e depois que eu tive a minha filha, essa é a primeira vez”. Ela conta que mora nas adjacências da Universidade e sempre utilizou o espaço, desde criança.

A UFJF conta ainda com pista de skate, academia ao ar livre, jardim sensorial e um parque infantil. O espaço da praça cívica e o gramado anexo também podem ser utilizados para recreação e atividades diversas, como encontros e piqueniques.

Giselle Zampier veio à UFJF com seu filho. “Eu sempre estou aqui. Trago velotrol para ele correr, tomar sol e ter contato com outras crianças”, conta. Geraldo Luiz também utiliza o espaço com frequência. Ele e seu neto, Caio, de oito anos, vieram ao campus soltar para soltar pipa. “Eu sempre utilizei o espaço, mas agora que estou aposentado aproveito ainda mais. Aqui é muito bom porque é um espaço amplo, sem fiação, onde é possível brincar com as crianças de forma segura e com muitas opções de lazer”.

A UFJF orienta que o campus seja evitado neste domingo, dia 22, por conta da realização de concurso público no espaço, o que provocará alterações no trânsito.

Espaço Reitoria

A Galeria Reitoria, no campus da UFJF, exibe a mostra Personas – Transliterações Poéticas em Fernando Pessoa, que homenageia os 130 anos de nascimento do autor. Nela, 32 artistas visuais criaram obras inspiradas em poemas assinados por Fernando Pessoa ou por um de seus heterônimos.

A exposição é gratuita e vai até o dia 3 de agosto, com visitação das 8h às 20h. Para outras informações, basta entrar em contato com a Pró-reitoria de Cultura da UFJF, pelo telefone (32) 2102-3965.

Museu de Arte Murilo Mendes

Neste mês de julho, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) possui três exposições em exibição. Na Galeria Retratos Relâmpago, a exposição “Modernidade Europeia – Coleção Murilo Mendes” utiliza uma linha do tempo com 23 obras de 19 artistas europeus para fazer um recorte temporal (1888 – 1970) de caráter estético e didático. Já a Galeria Poliedro traz a exposição “Farnese e as coisas que ele fez”, com obras do pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador Farnese de Andrade Neto. A terceira exposição, chamada “Arte Brasileira – Coleção Murilo Mendes”, está instalada na Galeria Convergência e trata do modernismo no país, com 50 obras de 20 artistas importantes na formação recente da história da nossa arte visual.

Além disso, o Mamm também está realizando uma Oficina de Férias. Ela acontece em duas etapas: entre 17 e 20 de julho para crianças de 7 a 9 anos (inscrições encerradas) , e entre 24 e 27 de julho, para crianças entre 10 e 12 anos (inscrições até o dia 23). A participação na Oficina é gratuita e as vagas, limitadas.

O Mamm fica na Rua Benjamin Constant, 790, no Centro. Outras informações pelo telefone (32) 3229-7621 ou pelo site.

Fórum da Cultura

A mostra “Bênção, vovó!” vai até o dia 3 de agosto e nos faz refletir sobre o papel da terceira idade nos tempos modernos, reunindo 18 peças com procedência de diversos estados do Brasil como Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, e também de outros países como Espanha e China. Já a exposição de fotos “Grupo Divulgação: Memória”, em cartaz na Galeria de Arte do Fórum, comemora os 52 anos de trabalho do grupo teatral juiz-forano e permanece em exibição até 27 de julho.

A entrada é gratuita e as visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O Fórum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1.112, no Centro. Para outras informações, o contato é (32) 3215-3850 ou pelo site.

Memorial da República

A mostra fotográfica “Ação do Instante”, de Luciano Lima Júnior, permanece em exibição na Galeria de Arte do Museu. Ela rememora os acontecimentos de junho de 2013, com a série de manifestações desencadeadas pelo Brasil devido ao aumento na passagem de ônibus na cidade de São Paulo, o que marcou o início de uma grande turbulência na vida política do país.

A mostra, com entrada franca, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. O Memorial da República Presidente Itamar Franco fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro. Outras informações pelo telefone (32) 3212-2078 ou pelo site.

Centro de Ciências

Entre os dias 10 e 29 de julho, de terça a sexta-feira, o Centro de Ciências não recebe visitas no turno da manhã, apenas público em visitação espontânea entre 14h e 18h. Nos sábados, o funcionamento é das 14h às 17h e, nos domingos, das 9h às 12h.

Há uma sessão do Planetário por dia, numa visita que inclui o Observatório Astronômico e o restante do prédio. Terças e quintas-feiras, a atração acontece às 19h. Nas quartas e sextas-feiras, a sessão acontece às 17h30; nos sábados, às 16h30 e, aos domingos, às 11h30. A entrada nas sessões depende de agendamento prévio on-line.

De terça a sexta-feira, acontece também uma oficina de brinquedos científicos, destinada a crianças de 6 a 11 anos, que devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Depois do dia 29 de julho, o Centro não recebe mais visitas até o dia 6 de agosto, retomando suas atividades na terça-feira, 7, com novos horários.

Outras informações pelo telefone (32) 2102-6914 ou pelo site.

Cine-Theatro Central

O Cine-Theatro Central recebe mais dois eventos neste mês. O XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil começa na quarta-feira, 18, com o concerto de abertura do Coral Mater Verbi – Meninos Cantores da Academia. Apresentações também acontecem nos dias 18 e 19.

No dia 22 de julho, às 20h, acontece a abertura do Festival de Música Colonial e Música Antiga. A abertura conta com o concerto da Orquestra de Câmara Sesiminas. O Festival, atualmente em sua 29ª edição, traz diversas atrações gratuitas, entre concertos noturnos e vespertinos e oficinas diversas. O encerramento acontece no domingo, 29 de julho, com a apresentação da zarzuela “Vendado es Amor, no es Ciego”, montada pela primeira vez em sua íntegra no Brasil.

Além disso, o Cine-Theatro Central, monumento arquitetônico e a mais importante casa de espetáculos de Juiz de Fora, continua com suas visitas guiadas gratuitas, com duração média de 50 minutos em grupos com até 15 pessoas. Aos sábados, são oferecidas visitas espontâneas, sem agendamento, em três horários: 9h30, 10h30 e 11h30. Para agendar uma visita, acesse o site.

Para outras informações, o contato é pelo telefone (32) 3231-4051 ou pelo site.

Atualizada em 19/07 – 17h45