(Foto: Caíque Cahon/UFJF)

Evento comemora os 50 anos do Departamento de Física da UFJF e reúne cientistas de renome no Brasil e no exterior (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

Com o objetivo de debater o papel da Física, suas aplicações e caminhos para o desenvolvimento do Brasil, acontece, entre os dias 5 e 9 de novembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o 7º Workshop da Pós-graduação em Física. O evento, que terá palestras com renomados cientistas do cenário nacional, celebra os 50 anos do Departamento de Física da UFJF.

Desde 2012, o workshop é organizado por uma comissão de alunos da Pós-graduação em Física e um comitê científico formado por professores do Departamento. O evento conta com submissão de trabalhos de estudantes da graduação, pós-graduação e doutorado, nos formatos de apresentação oral ou pôster. Os dez melhores trabalhos avaliados durante o evento serão publicados na revista Quarks: Brazilian Electronic Journal of Physics, Chemistry and Materials Science.

Segundo o doutorando Claudio Ribeiro, integrante da comissão de organização, o objetivo é “oferecer um espaço para que os alunos da graduação e pós-graduação possam apresentar e discutir seus resultados, conhecer outras pesquisas que estão sendo produzidas pelos diversos grupos da UFJF e permitir o contato com estudos desenvolvidos em outras universidades, centros e institutos de pesquisa”.

Durante os cinco dias de evento, participarão renomados pesquisadores do Brasil e do exterior na apresentação de palestras, como o professor Oscar Nassif, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o tema “Desenvolvimento de novas tecnologias ópticas para aplicações biomédicas”, e Manuel Vázquez Villalabeitia (Institute of Materials Science of Madrid – Spanish National Council for Research, CSIC), apresentando os resultados de suas pesquisas na Espanha.

Ainda está programada uma mesa especial com a participação dos fundadores do Departamento de Física, em especial a professora Carmelita Elias Vidigal, a primeira a trabalhar no local e que também ajudou no processo de desenvolvimento do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).

É destaque anida a mesa redonda do dia 8 de novembro, que  aborda o universo da física e suas tecnologias, além de opiniões acerca dos problemas atuais da nossa sociedade, com a presença do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, o consultor técnico da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha do Brasil, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, e o diretor do Critt e da Diretoria de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado, com mediação do professor do Departamento de Física da UFJF, José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça.

Além das palestras, apresentações e mesas, os inscritos também terão oportunidade de participar de quatro minicursos. Na área teórica, o professor Marcelo Byrro ministrará conteúdos de Econofísica; na área de ensino, o professor Éder Pires de Camargo tratará de “Maquetes e experimentos multissensoriais: transformação social para o ensino de física de alunos cegos, de baixa visão e videntes”; já na área computacional, o professor Bismarck Vaz traz “Simulação computacional em nanomagnetismo”. Por fim, na área experimental, serão discutidas “Técnicas de espectroscopia Raman”.

O evento tem inscrições abertas até o dia 5 de outubro, com prazo para submissão de trabalhos, para os interessados, até 31 de agosto. O valor das inscrições varia entre R$ 20 e R$ 80, conforme titulação.

Outras informações:

workshop.fisica@ice.ufjf.br