A relação entre o aumento do número de casos de obesidade e sua relação com as bactérias presentes na microbiota intestinal — o conjunto de microorganismos que habitam nosso aparelho digestivo — estimulou a doutoranda em Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Saúde (PPgS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Francis Moreira Borges, a estudar a influência de fungos no estabelecimento da obesidade. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise bioquímica e hematológica da microbiota intestinal de três grupos de indivíduos (obesos, com sobrepeso e com peso ideal), comparando os resultados de fungos presentes na microbiota intestinal dos três grupos.

A partir da análise das fezes de indivíduos desses três grupos, foram avaliados os fungos existentes na microbiota intestinal, para verificar se havia diferença nela e, portanto, se esta diferença poderia influenciar na obesidade. “A pesquisa foi desenvolvida através do recrutamento de indivíduos da comunidade e do serviço de nutrição do Hospital Universitário (HU). Eles realizaram exames hematológicos, bioquímicos e coletaram amostras de fezes para a avaliação dos fungos presentes”, explica Borges.

O estudo concluiu que existem diferenças na composição da microbiota intestinal de indivíduos com peso normal e obesos, e que estas alterações apresentam correlação com maior consumo de carboidratos da dieta e alteração do perfil lipídico. Além disso, também foram encontrados marcadores relacionados à resistência insulínica e, consequentemente a diabetes. A pesquisadora revela que, para chegar a esses resultados, enfrentou algumas dificuldades como “o recrutamento dos indivíduos, padronização de técnicas e ausência de dados na literatura para comparação dos resultados obtidos”.

Borges destaca que o caráter inovador de sua pesquisa é o que firma a importância acadêmica da tese. “Até o momento, existem apenas dois artigos publicados sobre o tema no mundo, sendo um deles oriundo dos dados obtidos no nosso trabalho”, esclarece. Já na esfera social, acredita que, como a populaçao obesa tem crescido “a determinação dos fatores que levam a obesidade é importante para a proposição de novos tratamentos, como por exemplo, a modulação da microbiota intestinal, que pode auxiliar no futuro no combate a obesidade”, conclui.

O professor orientador da tese, Cláudio Galuppo Diniz, afirma que a pesquisa chama atenção para o envolvimento dos fungos em diferentes doenças além da obesidade, como já é bastante discutido acerca das bactérias. “Hoje, acredita-se que a microbiota residente, principalmente intestinal, tenha várias funções na saúde e na doença nos seus hospedeiros. Vários cientistas no mundo todo se voltam então para compreender esses processos onde a microbiota tem implicações”, acrescenta.

Francis Moreira Borges (doutoranda)
francismborges@gmail.com

Cláudio Galuppo Diniz (orientador-UFJF):
cgdiniz@gmail.com

Banca Examinadora