Alexandro Marinho participa de seminário na UFJF-GV. (Foto: Gabriella Ramos)

A comunidade acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu, nesta segunda, 9, o diretor do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Alexandro Marinho Oliveira além do coordenador de planejamento do campus, Álvaro Caldas. Durante a visita, Oliveira apresentou índices de crescimento e desenvolvimento do Campus Ministro Reis Velloso (UFPI-CMRV), os desafios na manutenção e as práticas adotadas na Instituição.

De acordo com o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, o evento visou à troca de experiências entre as universidades para o aprimoramento dos processos administrativos e acadêmicos de GV. “É uma atividade importante para que a comunidade acadêmica conheça outras realidades, seus desafios e soluções trabalhadas por uma outra instituição”. Peterson comenta ainda que os obstáculos são semelhantes “e as estratégias usadas por eles foram indispensáveis para o desenvolvimento da instituição  e, em consequência, da Região do Delta do Parnaíba no Piauí”.

Em sua fala, Alexandro Oliveira apresentou o histórico de desenvolvimento do CMRV, com expansão dos cursos ofertados e da infraestrutura oferecida aos usuários da Instituição, e pontuou também as dificuldades enfrentadas na transformação do campus avançado em uma universidade. “Sabemos o quanto as instituições se expandiram e o quanto a dificuldade aumenta. A UFPI tem 38 mil estudantes divididos entre 11 centros”. Oliveira destacou também as semelhanças entre a UFJF-GV e o CMRV: “a estrutura dos campi fora de sede é muito parecida. Também tivemos prédios alugados, passamos dificuldade para alocar os cursos diante da falta de estrutura”.

Segundo ele, em meio aos desafios de gestão, foram criadas frentes de trabalho, estudo e pesquisa para fomentar a discussão sobre as mudanças estruturais do campus. Entre as ações administrativas realizadas entre 2013 e 2016, Oliveira destacou a normatização de setores, criação de fluxogramas e organograma da Instituição, criação de setores para facilitar a dinâmica administrativa e a adoção de inovações tecnológicas para o campus.

Para Peterson Oliveira, a troca de experiências ocorrida no evento vai enriquecer discussões do campus avançado, como em reuniões do Conselho Gestor, Conselho de Unidades e Departamentos. “As informações passadas irão qualificar nosso debate interno; buscaremos implantar algumas soluções acadêmicas e administrativas incorporadas por eles. Outras experiências são úteis para inovarmos os processos com objetivo do desenvolvimento permanente da Instituição. Isso pode melhorar nosso atendimento ao estudante e à comunidade de GV e região”. Ainda segundo o diretor-geral, a intenção é trazer periodicamente representantes de outras instituições para compartilhar boas práticas e enriquecer o trabalho realizado na UFJF-GV.