Elcemir Paço Cunha e Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi foram empossados na útima quinta, dia 5 (Foto: Gustavo Tempone)

Elcemir Paço Cunha e Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi foram empossados na útima quinta, dia 5 (Foto: Gustavo Tempone)

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) e o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm novos diretores e chefes de departamento, respectivamente, desde a última semana. Na Faac, Elcemir Paço Cunha e Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi tomaram posse na última quinta-feira, 5, enquanto Virgínia Mara Pereira e Emília Maricato foram empossadas na última sexta-feira, 6.

Desde 2014 atuando como diretor e vice, respectivamente, os professores Gilmar José dos Santos e Virgílio Cézar da Silva e Oliveira assumiram a direção quando o atual reitor da Universidade, Marcus Vinícius David, finalizou sua gestão. O ex-diretor da Facc disse deixar o cargo com o sentimento de dever cumprido. De acordo com Santos, a faculdade havia sido bem gerida previamente. No entanto, como era uma Unidade nova, havia muito a ser feito.

Santos destacou que, apesar da crise política e financeira que afetou os investimentos nas universidades públicas nos últimos anos, grandes objetivos foram alcançados durante sua gestão. “Nossas propostas visavam à realização de três planos estratégicos: a prioridade para a graduação de qualidade; a consolidação das atividades de pesquisa; e o aumento das atividades de extensão. Hoje, podemos dizer que alcançamos todas essas metas”.

O ex-diretor parabenizou os novos empossados e agradeceu a todos aqueles que, como disse, “estiveram nessa jornada”. Na solenidade, Santos, em um gesto de agradecimento e valorização dos funcionários terceirizados da Facc, convidou-os ao palco para cumprimentá-los.

Novos desafios

O diretor empossado, Elcemir Paço Cunha, iniciou sua fala celebrando a história bem sucedida que todas as pessoas que passaram pela Facc ajudaram a criar. “Assumimos a gestão em condições favoráveis para que possamos avançar nas pautas que viemos construindo. Nosso objetivo é continuar o trabalho que vem sendo realizado e abrir a Facc para novas possibilidades de parcerias com unidades acadêmicas, outros órgãos da Universidade e para além dela, buscando uma maior integração externa.”

De acordo com Cunha, se a Universidade – em especial, a Facc – quiser ter um impacto social positivo, deve ser orientada para a solução de problemas fáticos da sociedade brasileira, particularmente, para a comunidade local. Cunha destacou, também, outras pautas da nova diretoria, como a ocupação do espaço da antiga Faculdade de Comunicação (Facom) pela Facc e melhorias na infraestrutura.

Reitor Marcus David: "Os dois também foram incansáveis durante esses anos na luta pela superação dos problemas de infraestrutura da Facc (Foto: Gustavo Tempone)

Reitor Marcus David: “Os dois também foram incansáveis durante esses anos na luta pela superação dos problemas de infraestrutura da Facc (Foto: Gustavo Tempone)

Encerrando a solenidade, o reitor Marcus Vinícius David parabenizou à ex-diretoria pelo trabalho realizado, ressaltando suas contribuições dignas de registro. “Os professores Gilmar e Virgílio foram impecáveis em sua atuação, sempre nos ajudando nas discussões, a debater propostas e resoluções e a superar os desafios. Os dois também foram incansáveis durante esses anos na luta pela superação dos problemas de infraestrutura da Facc e agradeço a eles e parabenizo pelas conquistas nesse período”, apontou.

David analisou os próximos passos da diretoria da Facc, enfatizando a importância da participação da comunidade acadêmica para as conquistas da instituição. “O desafio que nos apresenta agora é o planejamento de ações estratégicas para avançarmos na Universidade e nossas expectativas em relação ao apoio da Facc são grandes, mas temos segurança na capacidade de nossa comunidade acadêmica de contribuir para esses avanços”.

Os empossados

Elcemir Paço Cunha é doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Mestrado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professor adjunto da UFJF.

Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi é doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com Mestrado em Ciências em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora adjunta da UFJF e desenvolve pesquisas em Gestão de Organizações Públicas.

Curso de Medicina Veterinária

A professora da Medicina Veterinária, Virgínia Mara Pereira, assumiu a chefia do Departamento, juntamente com a sub-chefe, a professora Emília Maricato. A prioridade da gestão será garantir o reconhecimento do curso de Medicina Veterinária pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com Virgínia, a documentação para o reconhecimento já está em andamento e a avaliação do curso deve acontecer ainda este ano. Para garantir o reconhecimento, Virgínia destaca os pontos a serem desenvolvidos. “Nós temos que garantir que os planos de curso sejam sempre seguidos; certificar infraestrutura mínima para o funcionamento de todas as disciplinas e fazer a aquisição de um número significativo de livros para o acervo bibliográfico.”

Outras informações: (32) 2102-3521 – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

(32) 2102-6851 – Medicina Veterinária