O Centro de Ciências recebeu 8.350 visitantes — uma média de 106 pessoas por hora (Foto: Iago de Medeiros)

Atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, incluindo visitas guiadas, sessões no Planetário e Observatório Astronômico (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Há exatamente um ano, um dos complexos de divulgação científica mais completos do país foi inaugurado. Ao longo desse tempo, 37 mil pessoas visitaram as novas instalações do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O espaço ajuda na desconstrução da ideia de que a ciência é para poucos e dissemina a importância desse estudo para a vida das pessoas.

As atividades são todas gratuitas e abertas ao público em geral, e incluem visitas guiadas, sessões no Planetário e Observatório Astronômico dotado de telescópio fixo de 20 polegadas. De acordo com o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, o local é um dos principais espaços de extensão da Universidade e leva o conhecimento produzido até a população. Estão sendo recebidas 400 pessoas por fim de semana, o que representa um número expressivo de visitas de público espontâneo e escolas.

“O número indica que as visitas ao novo prédio vão superar rapidamente o movimento do antigo local. Mais de 130 mil pessoas passaram pelo outro prédio, no Colégio de Aplicação João XXIII, ao longo de dez anos – uma média de 13 mil por ano – e, agora, temos uma estrutura muito melhor e com mais oportunidades e opções de atividades.”

Para Teixeira, é preciso criar uma cultura científica no país. “Quero que as crianças vejam no conhecimento uma oportunidade de carreira. Para além disso, a ciência faz parte da vida das pessoas, é acessível e não limitada a um grupo específico.” O aquecimento global, a conservação da água e as doenças são exemplos de temas que afetam a todos. Segundo o diretor, ter conhecimento deles permite a participação no debate científico e uma visão de mundo mais ampla.

O trabalho desenvolvido no Centro é feito em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da UFJF, que oferece condições operacionais à equipe do Complexo e aos professores que desenvolvem projetos. “Todo o nosso esforço é para que o Centro possa divulgar a ciência de forma ampla e lúdica, trazendo a comunidade para o espaço. Assim, a Universidade cumpre seu papel social de produzir conhecimento vinculado à curiosidade e às necessidades da população, que contribui para que a universidade brasileira possa existir.”

Escolas

(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Alunos da Escola Estadual Belmiro Braga estiveram nesta terça, no local (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Alunos do sexto ao nono ano da Escola Estadual Belmiro Braga visitaram o Centro de Ciências da UFJF nesta terça-feira, 3. Os estudantes assistiram à sessão de planetário “Às Origens da Vida” e participaram do roteiro de estudos “Que Bicho é Esse?”. Durante a sessão, foram exibidas teorias sobre as origens da vida na Terra, extinção dos dinossauros e fenômenos físicos do planeta. O roteiro apresentou modelos pedagógicos criados para abordar verminoses.

O estudante Raphael Krisna Braga, do sétimo ano, contou que decidiu participar da atividade, devido ao seu interesse nas disciplinas relacionadas à ciência. “Minha matéria preferida é Geografia porque meu pai é topógrafo e eu acho o trabalho muito legal, gosto das aulas sobre escalas para fazer mapas. Achei interessante descobrir, no Planetário, que existem tantas formas de vida diferentes da nossa e não sabia que a Terra tinha fontes termais.”

Já para Marina Elise Souza, do sexto ano, o pacote completo da visita foi motivo para empolgação. “Durante a sessão, eu já estava pensando em chamar minha mãe e meu pai para virem também. O que mais me chamou atenção foi a explosão inicial do Big Bang, parecia um filme de ação. Além disso, sou muito curiosa sobre o corpo humano e, aqui, vou poder aprender mais de perto.”

Funcionamento
O Centro de Ciências da UFJF está com programação especial para as férias. O processo de agendamento com dias e horários e as atividades disponíveis podem ser acessados na página do complexo.

Outras informações
(32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914 – Secretaria do Centro de Ciências UFJF.