Propondo uma análise simultaneamente histórica e atual do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento “30 anos do SUS Constitucional: desafios ao trabalho do Serviço Social na Saúde” ocorre na próxima sexta-feira, dia 29, às 8h. O encontro é promovido pelos professores Marco Duarte e Sabrina Paiva e acontece no auditório da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O seminário consiste em duas mesas que objetivam debater de maneira crítica o funcionamento do SUS e a atuação do assistente social nesse sistema, como afirma a especialista em saúde coletiva e organizadora do evento, Sabrina Paiva. “Tendo em vista que, neste ano, nós completamos 30 anos da criação do SUS, achamos interessante ter um evento que discuta os desafios que tivemos nesse período e o contexto atual de desconstrução do sistema público de saúde. Então, nós vamos discutir os princípios do SUS e trabalhar com os desafios que temos atualmente para a efetiva concretização do sistema, debatendo também o trabalho do assistente social em diversos equipamentos de saúde.”

Primeiramente pensado como uma palestra voltada para as disciplinas “Política e Seguridade” e “Laboratório em Área de Intervenção”, do curso de graduação em Serviço Social da UFJF, o encontro teve perspectiva ampliada e ganhou apoio de profissionais de diversas áreas, segundo Sabrina. “Inicialmente, eu e o professor Marco Duarte iríamos utilizar o seminário para o fechamento das nossas matérias na graduação. Mas, ao escolher um tema tão amplo, achamos que seria interessante abrir o evento para a comunidade acadêmica e para todos que tiverem interesse no assunto. Então convidamos professores e pessoas inseridas na área da saúde que trabalham nesse campo para participar das discussões.”

A programação prevê a primeira mesa de debates às 8h15, abordando o contexto histórico e político da reforma sanitária e os atuais desafios do Serviço Social na área da saúde, com moderação do professor Marco José Duarte. Em seguida, às 10h, Sabrina Paiva ministra a segunda mesa do evento, que conta com assistentes sociais de diversas áreas da saúde para tratar das contribuições do Serviço Social ao SUS e os desafios para o trabalho profissional na área.

O seminário é gratuito e confere certificado para quem fizer a inscrição, que ocorre no momento do evento.

Outras informações: (32) 2102-3561 (Faculdade de Serviço Social)