Solenidade no Mamm: pró-reitora Kátia , vice-reitora Girlene da Silva e o pró-reitor (Foto: Twin Alvarenga)

Solenidade no Mamm: a pró-reitora Kátia Castro, a vice-reitora Girlene Alves e o pró-reitor Luís Paulo da Silva Barra  (Foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definitivamente é um marco na vida de todos aqueles passaram e ainda passam por ela. O que nem sempre era lembrado é que a recíproca também é verdadeira. Cada estudante, professor e servidor, ao mesmo tempo que tiveram suas próprias experiências na instituição, constituem parte da história que contribuiu para que a UFJF seja o que é hoje. Visando a agradecer os anos de serviço e destacar sua importância para a Universidade, aconteceu, na última segunda-feira, dia 25, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), uma cerimônia de homenagem aos servidores aposentados em 2017 e 2018.

Iniciativa da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), a ocasião contou com a presença da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro; do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luís Paulo da Silva Barra; e do diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra; além do professor e diretor de Inovação Ignacio Delgado; e da chefe de gabinete, Mara Mendonça, homenageados na noite.

Abrindo as solenidades, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, comentou a mudança que sentiu em não mais apenas assinar o termo de aposentadoria dos servidores que se afastam, mas agradecê-los e parabenizá-los por sua história na UFJF. “Essa tarefa de fato e de longe tem sido uma das mais impactantes na Progepe. Quantos rostos, gestos, lembranças e amigos resumiam-se para mim na forma de seus nomes e letras impressas no papel. Essa cerimônia nos dá a oportunidade de agradecer pelo tempo que foi oferecido à UFJF e que agora deve ser aproveitado e vivido a cada minuto.” Ao concluir, incentivou todos a continuarem seguindo seus sonhos e aproveitarem a nova etapa de suas vidas da melhor forma possível.

A vice-reitora Girlene Alves explicou a ausência do reitor Marcus David, em viagem para uma reunião em Belo Horizonte, e reiterou o valor de cada servidor em fazer da UFJF o que ela é hoje. “Nossa instituição aprendeu e vai continuar aprendendo com a contribuição de cada um que passa por ela. A luta e a atuação de cada servidor fez essa Universidade  ter a coragem e a ousadia de discutir temas que poucas queriam discutir, como cotas, inclusão e acesso, de fato, ao ensino público. Apesar de jamais ser possível substituir qualquer um de nossos servidores, àqueles que ainda estão conosco agora cabe a tarefa de continuar batalhando por uma educação pública e de qualidade, como têm sido feito ao longo de todos esses anos.”

Flávia Lovisi Procópio de Souza (Foto: Twin Alvarenga)

Flávia de Souza representou os homenageados (Foto: Twin Alvarenga)

Representando os homenageados, a professora Flávia de Souza, destacou a participação dos servidores na implementação de funcionamento dos setores de pesquisa, ensino e extensão da UFJF, tão caros aos cidadãos de Juiz de Fora. “Todos nós temos ciência de que a nossa missão como servidores públicos, técnico-administrativos e professores contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade, cada um a seu modo, e sempre imbuídos dos valores éticos dela emanados.” Por fim, agradeceu a homenagem, dizendo que ela torna-se um incentivo a todos aqueles que ainda atuam ou virão a atuar na Universidade.

O vigilante Joel João de Souza,servidor da UFJF de janeiro de 1982 até fevereiro de 2018, afirma que a homenagem é um reconhecimento de sua contribuição e agradece a chance e o incentivo de ter continuado sua formação durante seus anos de serviço. “Eu me sinto muito gratificado pela oportunidade que a Instituição me deu, porque eu cheguei lá apenas com o colegial e pude concluir o segundo grau e uma graduação durante esse período.”

A recepcionista da biblioteca do Serviço Social, Maria Estela dos Santos Vicente atuou na Universidade de 1994 até 2017 e afirma que fez muitos amigos neste período na Instituição.  “Uma grande parte dos professores da faculdade eu vi formar, então acompanhei a rotina, a trajetória de cada um, torci pelos TCCs. Era quase como uma família mesmo, eu sabia um pouquinho da vida de todo mundo.”

Professor da Faculdade de Medicina entre 1975 e 2017, Frederico Baeta Guimarães acha interessante a realização da cerimônia e conta um pouco de sua experiência após a saída da Universidade. “Depois que se aposenta, você percebe que pode fazer tudo aquilo que queria fazer. Estar diante desse tempo disponível, que de início parece muito, é gratificante porque você fica mais leve, não tem mais o estresse do dia a dia. De início é uma grande diferença na rotina, mas com pouco tempo você se acostuma e percebe as vantagens dessa nova etapa.”

Os homenageados receberam lembranças da Universidade e se encaminharam para uma recepção que aconteceu no saguão do Mamm. A cerimônia em agradecimento aos servidores recém-aposentados acontece regularmente e deve ser repetida periodicamente ao longo do ano.

Assista à cerimônia:

Confira as fotos da solenidade

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial-UFJF)