Vídeos, fotografias, pinturas, instalações e performances serão apresentados no IAD (Foto: Washington da Silva)

O “V Festival de Artes do Corpo – Vacuidades” pretende apresentar as poéticas do corpo por meio de performances e exposições, com trabalhos produzidos por alunos da graduação. O evento ocorre nesta terça-feira, 26, das 14h às 18h, no Instituto de Artes e Design (IAD), com entrada gratuita.

O evento abre espaço para que sejam apresentadas linguagens artísticas que têm relação com o corpo. Além de performances durante a tarde de sexta, haverá também uma mostra com as produções dos alunos – vídeos, fotografias, pinturas e instalações – que ficará exposta na Galeria Guaçui, no IAD, durante a semana.

A professora do IAD e organizadora do Festival, Priscilla de Paula, explica que o nome do evento – Vacuidades – foi dado para retratar a possibilidade de conexão entre todas as coisas. “Normalmente, a gente entende vacuidade como vazio, mas não é isso. No budismo, vacuidade representa a dependência e a interrelação das coisas”, afirma. O evento é desenvolvido pela professora em parceria com os alunos da disciplina “Poéticas do Corpo”.

Priscilla defende que questionar o entendimento do corpo na arte contemporânea é essencial para a formação do artista e, portanto, deve ser objeto de estudos dos alunos do IAD. “Atualmente, tem surgido imenso interesse na linguagem das poéticas do corpo que, aparentemente, é simples e parece fácil, mas exige um nível de compreensão, de trabalho e pesquisa que é enorme”, diz a professora.

Nove alunos realizarão performance no IAD e outros nove exibirão suas produções na exposição, de curadoria da professora Priscilla. Após as performances, às 16h30, haverá uma conversa com os artistas, na qual todos poderão deixar sua visão sobre as vivências no festival.

A programação completa pode ser acessada neste link.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design