Foto de adolescentes assistindo a palestra na Universidade

Adolescentes de 15 e 16 anos assistiram a palestra sobre cursos, apoio estudantil e moradia (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu nesta segunda-feira, 25, estudantes da Escola Canto dos Pássaros, da cidade de Cabo Frio (RJ), no litoral fluminense. Ao todo, 21 alunos do 1º ano do Ensino Médio, com idades entre 15 e 16 anos, participaram das atividades que integram o Programa de Visitas da instituição, desenvolvido pela Diretoria de Imagem Institucional, no campus de Juiz de Fora.

Os adolescentes foram recebidos, às 9h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, e assistiram à palestra sobre cursos de graduação; modalidades de apoio estudantil; moradia estudantil, dentre outros temas. Em seguida, almoçaram no Restaurante Universitário e conheceram instalações das faculdades de Educação Física, Economia, Farmácia e Comunicação, tais como: Museu da Farmácia, Ecofarma, empresas juniores, laboratórios de rádio e TV.

Segundo a professora de língua portuguesa da escola visitante, Ester Ferreira, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) é um dos grandes atrativos da Universidade e motivou a vinda do grupo. Além disso, segundo a docente, a escola tem em seu quadro uma profissional graduada na UFJF.  “Nossa professora de História é ex-aluna da UFJF e sempre falava da Universidade de forma apaixonada, com muita admiração. Ela nos contou também sobre o Pism. Esse processo de avaliação seriada é muito interessante, porque divide o conteúdo em três módulos, um ao final de cada ano do Ensino Médio, por isso trouxemos os alunos do 1º ano”, destacou.

O estudante Lauro Bulcão, 15 anos, aprovou a experiência. “Saímos de Cabo Frio às  2h da manhã e chegamos por volta das 8h. A viagem foi tranquila, consegui dormir e nem fiquei cansado. Nunca tinha vindo para outro Estado. Estou gostando muito! É tudo bem diferente. A Universidade é bem grande.”

Momentos de descontração na Faefid (Foto: Twin Alvarenga)

Momentos de descontração na Faefid (Foto: Twin Alvarenga)

A avaliação é compartilhada pela aluna Larissa Lopes, 15 anos, que já inclui a UFJF nos planos para o futuro. “Achei bem legal, e pretendo tentar estudar Medicina aqui. Nunca tinha visitado uma faculdade. Lá em Cabo Frio não tem uma universidade desse tamanho, nem universidade pública. Foi importante virmos para conhecer.”

O Programa

O Programa de Visitas é realizado, pela Diretoria de Imagem Institucional,  ao longo de todo o ano, com o objetivo de apresentar a UFJF aos estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada. Desde 2013 o projeto mantém o formato atual: cada visita tem roteiro próprio, escolhido pela UFJF em conjunto com a instituição visitante.

As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Universidade pelo e-mail: visitas@comunicacao.ufjf.br.

Outras informações: Programa de Visitas – (32) 2102-3966.