O evento proporcionou brincadeiras para todas as idades (Foto: Victor Marcelino)

O evento proporcionou brincadeiras para todas as idades (Foto: Victor Marcelino)

Neste domingo, 24, ocorreu mais uma edição do Domingo no Campus. Com muitas novidades, além das já tradicionais brincadeiras, oficinas e apresentações, a Praça Cívica recebeu muitas famílias, que aproveitaram o dia ensolarado para aproveitarem as várias atrações do evento.

No clima da Copa do Mundo, a criançada pôde conhecer e desenhar as várias bandeiras dos países participantes da Copa da Rússia. Além disso, Estêvão Maciel, do projeto Funga Alafia, contou com a ajuda do público infantil para tocar o hino nacional em uma flauta.

Além disso, ocorreram também as oficinas de alongamento, artesanato com materiais recicláveis e resgate de brincadeiras de rua, que buscaram trabalhar a temática da Copa do Mundo. Sem contar o projeto de extensão da odontologia da UFJF, Dente da Gente, que retornaram para ensinarem higiene bucal para as crianças.

Rosemeire de Castro, costureira e moradora do bairro São Pedro, veio pela primeira vez no Domingo no Campus e ficou do início ao fim. “Eu amei a atmosfera desse evento. Eu moro aqui perto e, quando soube do projeto, fiz questão de vir e trazer meu sobrinho, Davi, de 5 anos, e o nosso vizinho, Caio, de 7 anos. Acho muito importante educar as crianças, como o Dente da Gente faz, porque isso cria uma consciência nelas, o que é ótimo.”

Sempre com muita alegria, Estêvão Maciel, com o projeto de musicalização Funga Alafia e Tia Nilcéa, com a contação de histórias, se apresentaram no Domingo no Campus e contaram com a interação e participação do público de todas as idades.

Paulo Ribeiro, corretor de imóveis e morador do São Mateus, trouxe sua filha Gabriela, de 2 anos, para curtir o domingo na UFJF. “Eu estou apaixonado com o projeto como um todo, minha filha já brincou muito e agora está encantada com a contação de história. Com certeza eu vou voltar mais vezes.”

Dupla de palhaças foi uma das novidades desta edição (Foto: Victor Marcelino)

Dupla de palhaças foi uma das novidades desta edição (Foto: Victor Marcelino)

Outra novidade do Domingo no Campus foi a apresentação das palhaças Paveta e Adão, que mesclaram piadas e músicas para arrancarem muitas risadas do público.

Leandro da Silva, pedreiro e morador do Centenário, contou que sempre vem para UFJF aos domingos, e hoje, ao ouvir um chamado vindo da Praça Cívica, resolveu ver o que era e se encantou. “Eu costumo vir sempre na UFJF para relaxar um pouco, e aqui eu pude brincar, ouvir histórias e relembrar minha infância, principalmente com as palhaças Paveta e Adão, que são muito animadas, e me lembraram da época que eu ia muitas vezes ao circo.”

No gramado da Praça Cívica, as instrutoras Fernanda Mazzoni e Andrea D`Amore fizeram um aulão de Yoga, em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, oficializado no dia 21 de junho de 2014 pela ONU.

O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, com recurso de emenda parlamentar da ex-reitora e atual Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG).