Imagem de divulgação do evento

Palestras, bate-papo com egressos e apresentação do GET estão programados

Para comemorar a primeira década do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Sanitária e Ambiental (GET-ESA) promove, no dia 26 de junho, o evento Dia Mundial do Meio Ambiente – 10 anos do curso EAS, que celebrará os dois acontecimentos concomitantemente. Com início às 8h, o evento conta com palestras, bate-papo com egressos e apresentação do GET. As atividades da manhã serão no Anfiteatro do Centro de Ciências e as da tarde no Anfiteatro das Pró-reitorias.

O professor Julio César Teixeira, uma das testemunhas da criação do curso em 2008, diz que um dos desafios futuros é atingir o conceito máximo no Inep e afirma o compromisso com uma formação de qualidade. “Temos conceito 4 atualmente, mas sonhamos em futuro próximo alcançar 5, o máximo para um curso de graduação. Estamos cientes da nossa missão de proporcionar aos estudantes ensino, pesquisa e extensão de qualidade, por meio de tecnologias modernas e de professores e servidores comprometidos com a humanização, a ética e a responsabilidade social.”

Sobre o evento comemorativo, uma das organizadoras, a estudante Mariana Medina, destaca que é fundamental colocar o meio ambiente no centro do debate. “O evento pretende expandir a visão da comunidade acadêmica sobre as temáticas ambientais, tendo em vista o espaço e a importância que tais temas têm tomado no cenário mundial, além de trazer um panorama geral do mercado de trabalho por meio de egressos do curso.”

A professora da UFJF Letícia Zambrano ministrará palestra, abordando a água sob olhares da Arquitetura, do Urbanismo e da Engenharia Ambiental. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Augusto Chernicharo abordará a questão do saneamento no Brasil, seu histórico e as perspectivas para os futuros engenheiros. A última palestra do evento será ministrada pelo chefe do Departamento de Projetos da Cesama, Ricardo Stahlschmidt, sobre a despoluição do Rio Paraibuna.

As inscrições têm valor de R$ 20 para estudantes e de R$ 25 para professores, e devem ser feitas pelo formulário on-line.

A história do curso

Em 1994 foi regulamentada a profissão de engenheiro ambiental no Brasil. Em 1999, o extinto Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade de Engenharia da UFJF começou a formular proposta de criação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Como lembra o professor Julio César Teixeira, à época, não havia recursos humanos para assumir a carga de trabalho adicional, nem recursos financeiros para oferecer a infraestrutura de laboratórios necessária.

Em 19 de outubro de 2007, a Faculdade de Engenharia aderiu à expansão e reestruturação da UFJF, com o compromisso de elevar de 280 vagas de ingressantes por ano, para 670 ingressantes por ano. Em junho de 2008 o Conselho de Unidade da Faculdade de Engenharia criou o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental – que, por questão de reconhecimento, passou a se chamar Engenharia Ambiental e Sanitária -, “com o objetivo de formar profissionais para conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e a qualidade de vida, além de implantar infraestrutura de saneamento”, pontua Teixeira.

O atual departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental conta com quadro docente composto por 14 professores e três técnicos administrativos. Mais de uma centena de engenheiros ambientais e sanitaristas já foram graduados.

Outras informações: (32) 2102-3429 – Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental
Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Sanitária e Ambiental no Facebook