A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu a visita da professora Preethi Vijayarengan, do Departamento de Engenharia Civil do Hindustan Institute of Technology and Science, localizado em Chennai, na Índia. A professora ministrou uma palestra, nessa quarta-feira, 20, sobre sua linha de pesquisa – Efeito de sulfeto no meio ambiente e seus métodos de tratamento – e conversou com um dos alunos da UFJF que fará intercâmbio na universidade indiana. O evento foi realizado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEE).

A professora também veio à Universidade com o intuito de colaborar para estreitar as relações entre as duas instituições. Preethi acredita que, por meio de parcerias entre universidades, “faculdades que são da mesma área de interesse podem trabalhar juntas em publicações ou projetos conjuntos para o bem-estar da sociedade”. A pesquisadora argumenta que os estudantes brasileiros são muito semelhantes aos indianos, em termos de conhecimento e vontade de aprender. “Ambos fazem maravilhas se tiverem interesse em alguma área particular.”

Segundo o responsável pelo setor de incoming da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF, Hugo Rocha, o desenvolvimento em qualidade das parcerias internacionais depende da colaboração entre professores que, ao trabalhar em projetos conjuntos de pesquisa, movimentam conhecimento e pessoas entre as universidades. “Nesse sentido, a visita da doutora Preehti foi importante para estreitar os laços com pesquisadores da UFJF, para que possamos sedimentar e aprofundar a cooperação recém estabelecida com o Hindustan Institute of Technology e conhecer melhor a realidade dos pesquisadores indianos, que parece ter bastante pontos de contato com a nossa.”

Intercâmbio na Índia

Um dos intercambistas selecionados pelo Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF (PII-Grad) que o Hindustan Institute of Technology irá receber é o estudante de Engenharia, Álvaro Sales Santiago. Ele destaca que sua opção pela Índia baseou-se no aspecto profissional, de oportunidades na área de tecnologia e telecomunicações, mas aponta outros quesitos para a escolha. “A cultura indiana e a oportunidade de melhorar o inglês foram fatores que me influenciaram na escolha da Índia como país para fazer intercâmbio”, conclui.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais
Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação