O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) receberá a palestra “Pérolas de Minas”, organizada pelo Museu de Malacologia, que abordará  a produção de pérolas em água doce. O evento será ministrado pelo pesquisador vinculado ao Instituto Águas da Terra, Carlos Magno de Lima e Silva e acontecerá nesta terça-feira, dia 19, das 16h às 18h, no auditório 2 do Centro de Ciências. O evento garante certificado aos ouvintes.

A palestra tratará do cultivo de moluscos, das características biotecnológicas para produção de pérolas de modo sustentável. De acordo com o pesquisador, embora a produção das pérolas em água doce seja alvo de estudo no Brasil, maior parte da população ainda não conhece o assunto. “Muitos pensam que só é possível obter pérolas no mar. No entanto, existem países asiáticos que movimentam bilhões de dólares através da produção de pérolas a partir de moluscos em água doce. Então, essa área de pesquisa é de extrema importância para o agronegócio”.

A  coordenadora do museu de Malacologia, Maria Alice Allemand, destaca a importância do do Centro de Ciências na integração entre o meio acadêmico e a comunidade. “Como a malacologia é uma ciência nova, o nosso papel dentro do Centro de Ciências da UFJF é o de transmitir e despertar o interesse da comunidade para essa ciência”.

A coordenadora destaca ainda que as instalações do espaço estão preparadas para receber diversos públicos. “Nós recebemos a comunidade de maneira geral, adultos, crianças, pessoas com deficiência. Hoje nós temos rampa, elevador, bolsistas intérpretes de libras e temos exposições com explicações em braile”.

Outras informações: (32) 2102-6914 – Centro de Ciências