Integrantes do núcleo em  atividade (Foto: Nasfe)

Integrantes do núcleo em atividade (Foto: Nasfe)

Em comemoração aos dez anos de atividades, o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  promoverá um encontro para apresentar à comunidade suas ações, projetos e história. O evento, aberto ao público, conta com a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e ocorrerá no próximo dia 21, às 18h, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

O núcleo é um projeto que atende a famílias com renda de até três salários mínimos, por meio de assistências técnicas e consultorias gratuitas para problemas e projetos de engenharia. Durante o evento será feito um levantamento do percurso dos trabalhos, que tiveram início há dez anos, assim como a apresentação da equipe desenvolvedora das ações.

Atualmente, a equipe é multidisciplinar e conta com alunos das engenharias Civil, Ambiental e Elétrica, e dos cursos de Artes e Design, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social. Além disso, desde 2016, o Nasfe é parceiro do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFJF. Toda a estrutura do núcleo funciona por meio de supervisões acadêmicas e acompanhamento feito pelos professores.

De acordo com a professora e vice-coordenadora do Nasfe, Gislaine dos Santos, experiências como as vivenciadas no núcleo contribuem para todos os envolvidos no processo. “O aluno fica diante de um ambiente para desenvolver habilidades e competências que ele aprende em sala de aula, mas que, muitas vezes, não consegue aplicar na prática. O trabalho amplo e multiprofissional promove amadurecimento, enriquecimento e mostra resultados. Além disso, essas ações impactam a sociedade, que tem a necessidade desse amparo. Temos respostas muito positivas das pessoas que atendemos. É importante que a Universidade seja presente.

Outras informações: Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia UFJF