Além de receber estudantes no campus, programa prevê visitas a colégios de Juiz de fora e região (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Além de receber estudantes no campus, programa prevê visitas a colégios de Juiz de fora e da região (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Em pesquisa feita no último ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi detectado que, enquanto 96,5% da população de 6 a 14 anos está no ensino fundamental, apenas 68% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no ensino médio. As principais causas para evasão escolar nessa faixa etária são a necessidade de se inserir no mercado de trabalho ou de auxiliar em casa com tarefas domésticas, a gravidez na adolescência e o desinteresse. Buscando contribuir para transformar este cenário, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) utiliza o Programa de Visitas como mecanismo de inspiração e motivação junto a jovens para que concluam o ensino médio e deem continuidade a seus estudos.

Composto por duas modalidades, interna e externa, o Programa de Visitas é responsável por apresentar a UFJF a alunos que estejam entre o nono ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio. Recentemente reformulada, a iniciativa agora contempla, nas visitas externas, escolas não só de Juiz de Fora, mas também de outras cidades da região que encontram problemas em levar seus alunos para a visita guiada no campus. Na última sexta-feira, 8, a Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Teixeira, na cidade de Pedro Teixeira, foi a primeira fora de Juiz de Fora a receber a equipe de Cerimonial da Universidade.

Durante o encontro, foram apresentados os diferentes cursos oferecidos pela Instituição, além dos programas que dão suporte aos alunos, como Apoio Estudantil e Moradia Estudantil, e das possibilidades de bolsas e projetos remunerados. Tudo isso para compor um panorama de que não só o acesso à Universidade é possível, mas também a permanência na mesma.

Diretor de Imagem Institucional da UFJF, o professor Márcio Guerra avalia o programa como sendo fundamental. “Ele é uma grande chance que a UFJF tem de se aproximar da comunidade e levar informação, especialmente a jovens que sonham com a universidade, mas acham que ela é inacessível. Ao apresentar nossa estrutura, as modalidades de apoio em alimentação, moradia, transporte, acompanhamento pedagógico e psicológico, damos ao aluno uma certeza de que esse sonho é possível”.

Além da modalidade externa, o Programa de Visitas também realiza visitas guiadas no campus de Juiz de Fora para, além das palestras, mostrar as instalações dos cursos e dos demais serviços, como bibliotecas e Restaurante Universitário.

“Eu pude notar que as escolas nos recebem de portas abertas e dividem conosco a vontade de despertar o interesse em seus alunos para que, não apenas concluam o ensino médio, mas também se sintam motivados a continuar sua formação”, relata o integrante da equipe de Cerimonial, Douglas Ribeiro. “Ultimamente temos recebido inclusive alunos de escolas do estado do Rio de Janeiro, o que mostra o crescimento e a importância da UFJF não só em Minas Gerais, mas também em outros estados”, complementa.

A Escola Estadual Tiago Delgado, no município de Lima Duarte, será a próxima a receber a visita da equipe da UFJF, no dia 15 de junho. Outras escolas interessadas em participar do projeto, podem se inscrever na lista de espera, enviando um e-mail para o endereço visitas@comunicacao.ufjf.br.

Mais informações
2102-3966 (Programa de Visitas)