Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Luiz Fernando Medeiros, Prof. Dr. André Monteiro (orientador), Profª. Drª. Marília Rothier, Profª. Drª. Prisca Agustoni, Edmon Neto (doutorando) e Prof. Dr. Alberto Pucheu.

Da esquerda para a direita: prof.  Luiz Fernando Medeiros, prof. André Monteiro (orientador), profª. Marília Rothier, Profª. Prisca Agustoni, Edmon Neto (doutorando) e prof. Alberto Pucheu (foto: arquivo pessoal)

Para compreender a relação convergente e os diálogos possíveis entre a literatura e o esporte, o acadêmico Edmon Neto de Oliveira desenvolveu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como objeto de análise, o pesquisador estudou a experiência artística, filosófica e literária e o esporte, a partir do surfe de ondas gigantes (tow-in) e do levantamento de peso (LPO).

 No intuito de investigar essa proposta transdisciplinar, a pesquisa demonstrou que a relação entre o esporte e a literatura ainda é pouco explorada, com exceção da abordagem do futebol que está presente em crônicas, contos, poemas; além de ser campo de estudo da letras e da educação física. “Não me parece ainda haver textos numerosos que procuram no esporte uma relação associativa com a experiência literária, pensando em um sentido mais orgânico para essa ligação, que se estabeleceria não só na inter-relação entre o conjunto de conhecimentos de cada área, mas também aquilo que se manifesta no arranjo de signos da literatura e do esporte”, explica o doutorando.

Para analisar a temática, o acadêmico buscou compreender as particularidades das modalidades esportivas, a proximidade entre o surf e o halterofilismo do LPO, e a associação ao trabalho de um crítico literário. “O levantamento de peso olímpico é uma modalidade esportiva intensiva, que exige do corpo um condicionamento excepcional, e que na tese foi trazida a fim de servir para uma ideia que vincula o seu movimento, esforço e técnica ao trabalho do crítico literário, do poeta ou do escritor. Defendi essa aproximação, no sentido que cada um deles poderia também revelar, por mais que pareça uma hipótese absurda, muito menos daquilo que são capazes de esconder: a leveza e a poesia. Isto é, a crítica pode ser poética assim como levantamento de peso pode ser fluido.”

Dentre as motivações, a experiência do pesquisador durante o mestrado foi influenciada por um poema de Alberto Pucheu – poeta, ensaísta e professor universitário brasileiro –  e se tornou um desdobramento para a tese. Posteriormente, Edmon começou a praticar levantamento de peso (LPO) e teve mais contato com a vivência do esporte. “Esse jogo da escrita de Pucheu, a partir da relação indiscernível entre o esporte e a literatura, me chamou atenção e funcionou como metáfora atlética que peregrinou por entre as páginas da minha tese. Além disso, a fixação pelo esporte, sobretudo porque passei a praticar levantamento de peso de maneira amadora, me fez também pensar nessa modalidade como contraponto ao surfe. Algo como leveza versus densidade.”

Resultados e contribuições

Quanto aos resultados obtidos, Edmon buscou soluções provisórias, a partir da reflexão dos recortes selecionados na pesquisa bibliográfica, e sugeriu tópicos, fragmentos e roteiros em torno dos ensaios que compõem a tese. Para isso, ele sistematizou a análise de esportes considerados distintos, mas que são complementares no estudo. “A destreza dos surfistas contrasta com a dureza dos halterofilistas, em um primeiro momento, mas, pode-se dizer que há dor e sofrimento no surfe, ao mesmo tempo em que há gozo e glória no halterofilismo. Da mesma forma, pode-se pensar a relação entre a literatura e a crítica em um jogo de velar-se e desvelar-se, como se o poeta guardasse a sua porção de crítico e o crítico guardasse a sua porção poeta.”

O professor orientador da pesquisa, André Monteiro Guimarães, acredita que a tese contribui para uma abertura no campo literário, tornando o esporte uma referência na teoria acadêmica e prática. “Há uma novidade que é a discussão do esporte, pouco explorado na literatura. Tornar próximo o campo teórico do esporte com o campo literário é muito importante, é colocar o corpo em cena no espaço acadêmico; e a Universidade é um dos poucos lugares que podemos pensar o que ainda não foi pensado, no campo teórico e político.”

Contatos:
Edmon Neto de Oliveira (doutorando)
edmoneto@gmail.com

André Monteiro Guimarães Dias Pires (orientador – UFJF)
duidimonteiro@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. André Monteiro Guimarães Dias Pires (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (UFJF)
Prof.ª Dr.ª Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira (UFJF)
Prof. Dr. Alberto Pucheu Neto (UFRJ)
Prof.ª Dr.ª Marília Rothier Cardoso (PUC-Rio).

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários