A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) assinaram na manhã desta sexta-feira, 8, três documentos que celebram a cooperação entre as duas instituições para atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.

O primeiro termo é um protocolo de intenções amplo que vai possibilitar a cooperação em iniciativas que podem envolver a comunidade acadêmica de cursos, como Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária. O segundo, é um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento de projetos de pesquisa relativos à fauna silvestre nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Juiz de Fora. Já o terceiro, especifica a cooperação na área do Jardim Botânico, também no ensino, na pesquisa e na extensão. Nesse caso, considerou-se ainda o interesse comum em manter, aprofundar e realizar em conjunto atividades voltadas para o desenvolvimento técnico, científico e cultural.

A partir dos documentos de cooperação, a UFJF espera colaborar com o IEF nos processos de capacitação e de pesquisa, bem como passa a contar com um parceiro responsável pela regulação das ações de preservação de áreas de floresta, contribuindo para que o ensino e o conhecimento gerados na Universidade sejam balizados pelo horizonte da sustentabilidade.