(Foto: Divulgação)

Dos integrantes da Rinobot, oito alunos e dois professores orientadores estarão presentes no evento (Foto: Divulgação)

A equipe de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está de malas prontas. Isso porque a Rinobot está entre as 24 equipes classificadas para a disputa da Copa Mundial de Robôs (RoboCup). Este ano, o torneio será realizado em Montreal, no Canadá, entre os dias 16 e 22 de junho. A Copa vai contar com a participação de 35 países, quatro mil pessoas e cinco mil robôs. A finalidade da Federação RoboCup é avançar no estado da arte dos robôs inteligente.

Dos integrantes da Rinobot, oito alunos e dois professores orientadores estarão presentes no evento. Junto com a UFJF, há apenas uma equipe brasileira, a UnBeatables da Universidade de Brasília (UnB). Em parceria, as duas se inscreveram na categoria “Equipe mista”, denominada AstroNAOtas. Nela, é possível juntar dois times participantes do torneio para uma maior integração e compartilhamento de conhecimentos.

De acordo com o membro da Rinobot e graduando de Engenharia Elétrica, Brendo Berendsen, a equipe se sente honrada em poder representar o Brasil e espera, através do evento, poder aperfeiçoar o aprendizado. “Temos a expectativa de aplicar o desenvolvimento da equipe em comparação com os outros times, assim, podemos fazer um intercâmbio de conhecimento e adquirir experiência”.

A liga visada pela Rinobot é a Standard Platform (SPL), que consiste em jogar futebol com seis robôs humanóides. No último ano, a equipe da UFJF alcançou o primeiro lugar na Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica na categoria. Atualmente, a SPL da Rinobot conta com 17 integrantes e três áreas de trabalho – Visão Computacional, Estratégia e Controle.

Segundo Berendsen, o torneio conquistado no último ano dá confiança para a equipe no RoboCup. “Com o título da competição latino-americana, nos sentimos motivados para participar agora de um torneio de caráter mundial. Esse título conquistado no ano passado e o potencial da nossa equipe foi o que resultou em sermos selecionados para a disputa”, explica. Além do apoio da Universidade e do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), para conseguir realizar a viagem, a Rinobot contou com a ajuda de patrocinadores e precisou também fazer uma vaquinha online.

A Rinobot
Fundada em 2016, a equipe de Robótica da UFJF tem o intuito de participar de competições da área. A Rinobot busca se aproximar de instituições de ensino, empresas, professores e estudantes que possam contribuir no desenvolvimento tecnológico. Uma das intenções da equipe é também disseminar os estudos em robótica nas escolas da cidade e região. Atualmente, a Rinobot conta com 80 integrantes de mais de 20 cursos da UFJF.

(32) 2102-3402  – Faculdade de Engenharia-UFJF