Manhã Ambiental terá sua segunda edição no próximo domingo, 10, a partir das 9h, na Praça Cívica da UFJF (Foto: Divulgação)

Manhã Ambiental terá sua segunda edição no próximo domingo, 10, a partir das 9h, na Praça Cívica da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental de forma descontraída, a Manhã Ambiental terá sua segunda edição no próximo domingo, 10, a partir das 9h, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

Serão realizadas oficinas infantis, aulas de yoga, contação de histórias, varal de fotos e desenhos e exposição da coleção científica zoológica da UFJF. Além disso, terá distribuição de mudas de plantas e a presença de animais vivos para demonstração trazidos pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) para alertar sobre o tráfico de animais.

O evento – pensado para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho – é organizado pelo Instituto Aqualie, com apoio do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFJF e do IEF-MG.

Fundado pelo professor do Departamento de Zoologia, Artur Andriolo, o Instituto Aqualie auxilia alunos do mestrado e doutorado em Ciências Biológicas disponibilizando dados coletados em suas pesquisas. De acordo com uma das organizadoras do evento e doutoranda do programa, Mariana Frias, alguns também trabalham e colaboram em atividades do Aqualie. “O instituto preza por promover ações e eventos que permitam a interação e a formação de ambientes de colaboração e troca de experiências que nos levem a refletir sobre nosso modo de viver e nossas relações”.

Atividades e propósito

A aula de yoga será oferecida pela professora Shanti Om, que trabalha com terapia integrativa há mais de 10 anos. O trabalho será desenvolvido com base nos conceitos de reconexão de energias. “Essa prática visa a reconectar o ser humano com os elementos naturais e estimular o reconhecimento das pessoas como parte do ambiente”, explica Mariana.

O evento também conta com oficinas de molde zoológico em gesso, desenho e pintura e artesanato de cachecol de dedo com sobras de lã. Os alunos da graduação em Ciências Biológicas também prometem divertir e ensinar o público com um jogo de imagem e ação especial.

Segundo Mariana, o principal objetivo da Manhã Ambiental é lembrar que o meio ambiente é tudo o que está em nosso entorno. “Devemos ter a responsabilidade de proteger os serviços ecológicos que regem as mais diversas formas de vida para que, a longo prazo, possamos usufruir de um planeta saudável e favorável para todos.”

Confira o vídeo de divulgação do evento:

Outras informações: Instituto Aqualie no Facebook