A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como órgão comprometido com a comunicação e produção de conteúdo científico, lança, por meio do trabalho desenvolvido no seu Centro de Ciências, três livros para auxiliar na melhoria do ensino das ciências nas escolas. O material – feito em parceria com instituições de ensino e órgãos de fomento à produção científica – é resultado de um curso de formação de professores realizado na Universidade e do conteúdo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. Os volumes serão distribuídos entre algumas escolas públicas de Ensino Médio de Juiz de Fora, ficando disponíveis para consulta de professores e alunos.

Segundo o diretor do Centro de Ciências e um dos organizadores das obras, Eloi Teixeira, a produção é ferramenta importante para divulgar a Ciência e fornece conceitos relevantes para o seu ensino. “Quando a organização elaborou o projeto se comprometeu a enviar volumes para as escolas públicas de ensino médio da cidade. A ideia é que se tenha temas atuais em debate na sociedade e que as pessoas possam ter acesso a esse conhecimento também por meio dos livros”, pontua o diretor.

Matrizes, Grupos e Simetria em Física: Uma Introdução

De acordo com trecho do livro: “A Física das simetrias mudou a forma de vermos a natureza nos séculos XX e XXI. Desde a equação de Dirac, elas nos guiaram para um novo mundo de conhecimento acerca da natureza mais elementar da matéria. Conhecemos a anti matéria, os Quarks, os mediadores das interações fundamentais, etc. A Matemática que descreve essa Física, é a Teoria de Grupos”. Com foco no Ensino Médio e na instrumentalização dos professores para o ensino de Física das Partículas Elementares, os autores buscam com os textos dessa obra revisar introduzir conceitos, contribuindo para o projeto de formação docente.

Ciência em dia: Jornadas de Divulgação Científica a Matemática está em tudo

O livro é o quarto volume da série: “Ciência em Dia – Jornadas de Divulgação Científica”. Seu conteúdo é composto pelos textos relativos às palestras ocorridas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, com o tema: A ciência está em tudo. A publicação permite que um número ainda maior de pessoas compartilhe o conhecimento, contribuindo para a educação científica dos estudantes. Temas como a formação matemática de docentes, abordagens históricas, aplicação da tecnologia em sala de aula, formação intercultural de professores indígenas e a matemática da Música, estão presentes na obra à venda na Livraria da Física.

Física de Partículas vista pelas Interações Fundamentais e Formação de Professores

O segundo livro dos professores Thales Costa Soares, Humberto Belich Júnior e José Abdalla Helayel-Neto é o resultado dos cursos desenvolvidos no âmbito do Programa Novos Talentos da Capes. A publicação, desenvolvida com uma linguagem acessível, serve de material de apoio para professores. Contribuindo para a formação continuada de docentes, o livro auxilia o ensino de Física de Partículas para o Ensino Médio com a aplicação dos conceitos em sala de aula. A obra também está disponível na Livraria da Física.