(Foto: Géssica Leine/UFJF)

PU em Libras deve seguir exemplo do que já vem sendo trabalhado com outras línguas (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, na sexta, 25, reunião para debater questões referentes à graduação. Entre os temas discutidos estão a inclusão de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) no Plano de Universalização (PU) e a Política Linguística.

Foi aprovada a mudança na resolução 114/2013, que trata do Plano de Universalização. O objetivo é permitir a inclusão de Libras nas línguas ensinadas no PU, que atualmente disponibiliza os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Latim. A presidente do Congrad, Maria Carmen Simões, destaca que a alteração é o primeiro passo para concretizar a oferta de Libras no PU e, assim, atender a demanda da comunidade acadêmica. “É importante discutir a criação do PU em Libras, seguindo o exemplo do que já vem sendo trabalhado com outras línguas”, afirma.

O Congrad aprovou ainda a Política Linguística Institucional (Resolução 72/2018), que visa investir no campo da internacionalização da Universidade, organizando e direcionando as ações realizadas na UFJF.