domingo_no_campus_3junho_2018

Todo mundo junto: histórias de sobra pra contar e cantar no Domingo no Campus (Foto: Victor Marcelino)

Em celebração ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio – data especial em que se festejam brincadeiras -, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu crianças e adultos na segunda edição da temporada 2018 do Domingo no Campus. Juntos, resgataram brincadeiras de rua, ginástica, oficina de bordado e artesanato com materiais recicláveis.

A manhã ensolarada deste domingo, 3, foi palco de brincadeiras, contação de histórias, gincanas e artesanato, tudo embalado pelo som do DJ Álvaro Martins.

Participante há três anos do projeto, o funcionário da UFJF Willon Nogueira trouxe o filho Rafael Brito, de 5 anos, para aproveitar mais um domingo. “Quando venho aqui, dou oportunidade ao Rafael de vivenciar brincadeiras de que eu praticava. Ele pode desenvolver habilidades manuais e também se distrair. É importante que a UFJF disponibilize esse espaço para uma população carente de opções de lazer.”

domingo_campus_3junho18_2

Crianças participam de uma das gincanas organizadas no evento (Foto: Victor Marcelino)

Quem compareceu pôde conferir a continuação dos projetos “Musicalização do Núcleo de Desenvolvimento Musical – Funga Alafaia”, que ensina a criação de instrumentos aproveitando objetos recicláveis; “UFJF na Copa”, que promoveu a troca de figurinhas da Copa do Mundo entre pessoas de todas as idades, e também a animação do DJ Álvaro Martins. “É uma oportunidade muito gratificante, por ser uma experiência nova. Profissionalmente é muito legal poder animar esse projeto aberto à comunidade e gratuito”, ressalta Martins.

“Era um sonho poder jogar futebol de botão aqui, porque eu já jogava com meu pai em casa. Compartilhamos os times que ele fez quando tinha 5 ou 6 anos com tampa de relógio, casca de coco. Agora estou jogando em outro lugar.” Dessa maneira, o pequeno Pedro Veloso, de 5 anos, descreve a sensação de brincar no projeto.

Para o pai, José Luis Poço, os brinquedos ditos tradicionais sempre foram uma prioridade. “O Pedro gosta de jogar videogames também, mas eu sempre incentivei a participação em jogos tradicionais como bola de gude e esportes ao ar livre. A iniciativa do Domingo no Campus é ótima, moramos perto e podemos trazê-lo para esse espaço amplo e bonito, para vivenciar coisas diferentes.”

O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, realizado com recurso de emenda parlamentar da ex-reitora e atual deputada federal Margarida Salomão (PT-MG).