Com expectativa de superar a última edição, o  programa “Global July” abre inscrições a partir desta segunda-feira, dia 4, para mais de 40 cursos. Coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a edição 2018 do programa, lançado ano passado pela DRI, conta com a parceria das Pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e de Graduação (Prograd), e visa a fortalecer a internacionalização da Universidade, atraindo estudantes e professores estrangeiros, além de possibilitar novas parcerias.

“O Global July é uma experiência única de internacionalização em casa, movimenta a Universidade, no sentido de abrir janelas para a experiência com outras culturas e modos de ensinar e aprender, além de atuar diretamente como forma de equilibrar os acordos de cooperação. Nossos acordos se baseiam na reciprocidade e isso significa que, se não recebemos alunos, não conseguimos enviar os nossos”, afirma a Diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert.

Inscrições

Professores da Universidade e convidados de outros países são os responsáveis pelos cursos, oferecidos em cinco línguas: português, inglês, espanhol, francês e italiano. Podem se inscrever alunos da graduação e da pós-graduação, sendo que as horas do curso podem ser aproveitadas para flexibilização curricular.

As inscrições para alunos da UFJF deverão ser feitas a partir do dia 12 de junho via módulo específico no Siga e devem permanecer abertas até 12 de julho. Já os estudantes estrangeiros devem se inscrever, até o dia 31 de maio, através deste formulário.  As inscrições serão confirmadas de acordo com a ordem cronológica dos pedidos, ficando, os excedentes, em fila de espera.

Para os estrangeiros, é necessário que a universidade de origem do acadêmico seja parceira ou possua convênio com a UFJF. O Escritório Internacional dá suporte aos estrangeiros, por meio do programa de buddies, auxiliando-os na busca por estadia e, ainda, promovendo encontros e viagens culturais.

A lista completa dos cursos, que possuem carga horária superior a quatro horas-aula, pode ser conferida neste link. O aluno poderá escolher até seis cursos. As aulas deverão acontecer entre 16 de julho e 10 de agosto.

Segundo Bárbara, o evento facilita o acesso dos alunos da Universidade em instituições de ensino ao redor do mundo. “A construção de um calendário de cursos com muitas opções  em inglês, mas também outras em francês, espanhol e italiano abre possibilidades de acolhimento de alunos das instituições parceiras da UFJF, proporcionando também a experiência da aquisição da língua estrangeira ao nosso aluno”.

Outras informações: (32) 2102-6929 – Diretoria de Relações Internacionais

Atualizada em 11/06 – 17h21