IMG-20180522-WA0037

Deborah Franco durante a defesa da dissertação ‘’A Influência da linguagem na aprendizagem de conceitos físicos: A contribuição do jogo de tabuleiro “Physicool’’ (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mostra a influência da linguagem na aprendizagem de conceitos físicos e como um jogo de tabuleiro pode contribuir nesse processo.  A pesquisa foi apresentada no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), pela acadêmica Deborah dos Santos Franco.

O filósofo russo Mikhail Bakhtin foi a inspiração da mestranda. Segundo ele, cada palavra carrega em si a vivência e o contexto das pessoas envolvidas no diálogo. Como conteúdo prático, a pesquisadora desenvolveu o jogo denominado Physicool. Na opinião de Deborah, o tabuleiro visa aproximar os alunos dos conceitos de física: ‘’palavras como força, energia, calor já são de conhecimento dos alunos no seu cotidiano. Busquei através do jogo que desenvolvi evidenciar essa relação por parte dos estudantes’’, destaca a acadêmica.

O Physicool foi inspirado num jogo já existente chamado Dixit, que trabalha a criatividade e a imaginação dos jogadores, demonstrando a diversidade de ideias e de pensamentos que as pessoas podem ter em relação à situação. As imagens trabalham a relação com signos e palavras-chave do conteúdo de Física.  ‘’O jogo atua no aprendizado, a meu ver, de diversas formas. Primeiro, ameniza o medo de Física que os alunos têm. Depois, se torna uma metodologia envolvente e motivadora. De forma geral, não avalia o aprendizado do aluno diretamente, mas durante as jogadas foi possível ver um aluno explicando para o colega, eles pesquisando, me questionando alguns conceitos.”

Nesta dinâmica, Deborah ainda percebeu que as aulas posteriores foram mais significativas. “Pra mim, o simples fato do estudante perceber o quanto a Física está relacionada com a vida dele, o quanto precisamos nos atentar aos conceitos e não só a decoreba de fórmulas já é de grande valia. Na verdade, só do aluno participar de uma atividade de forma significativa e despertar nele um pouquinho de curiosidade e atenção já é ótimo.’’

A pesquisadora revela também que retirar os estudantes do padrão normal de sala de aula, em uma atividade que não vale nota, causou estranheza no início, ‘’Porém, bastou umas duas jogadas para sala de aula ficar maravilhosa. Os alunos, de forma geral, ficaram super empolgados com o jogo, queriam comprar, levar pra casa. Nas aulas posteriores, sempre faziam alguma menção a algum episódio do jogo. Sem contar o fato de que foram capazes de interagir um com o outro e auxiliar os colegas com termos e conceitos que apareciam. Até uma turma mais apática, na qual eu não esperava muito o resultado foi brilhante.’’

Contato:
Deborah dos Santos Franco (mestranda)
deborahsfranco@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof.  Dr. José  Roberto Tagliati  – UFJF (Orientador)
Prof. Dr. Claudio Henrique da  Silva Teixeira – UFJF
Prof. Dr.  Christhiane Carneiro  Cunha Flor – UFJF
Prof.  Dr William Tassio Novato – Unipac

Outras informações: (32) – 2102-3322 – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)