A rapper Thainá Gomes é uma das entrevistadas (Foto: Divulgação)

A rapper Thainá Gomes é uma das entrevistadas (Foto: Divulgação)

Música, história e arte. Esses são os elementos centrais do Programa Mosaico, da Produtora de Multimeios da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que irá ao ar às 20h30 desta terça-feira, dia 29, na TVE, canal 12. A edição irá homenagear Juiz de Fora na semana em que a cidade completa 168 anos com programação especial que inclui com produções artísticas e narrativas históricas sobre a “Princesa de Minas”.

Pensando na trajetória do município juizforano, o “Mosaico” recorre a profissionais da história e da arquitetura para oferecer o tom histórico da edição de aniversário da cidade. Mas não fica só por aí! Ao longo da exibição, a proposta é caracterizar, também, a Juiz de Fora contemporânea de uma maneira diferente, por composições de artistas locais de diversos segmentos. Com samba, pagode, rap e poesia, a edição se propõe a levar os telespectadores por um passeio pela cidade.

Idealizador do Programa Mosaico e coordenador do projeto, o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, foi quem propôs a mudança de formato na edição especial. O professor destacou o caráter festivo da exibição como motivador para a proposta atípica. “O formato diferente foi proposto por se tratar de um programa especial de homenagem a Juiz de Fora. O Mosaico, nesses mais de dez anos de existência, sempre procurou homenagear a cidade em cada edição do seu programa, falando com muito carinho, com muito afeto. E um programa especial como este sempre oferece uma motivação a mais.”

Linha do tempo

Segundo a produtora da edição especial, Luísa Guimarães, o telespectador terá um documentário em formato de linha do tempo falando sobre a cidade. “Nossa ideia foi fazer um documentário com ‘cara’ de Mosaico, mostrando memórias da cidade por meio de várias perspectivas. Procuramos narrar a história de maneira temporal, com narrativa sobre a origem de Juiz de Fora no primeiro bloco. No segundo, a transição do passado para o presente, e finalizamos com a Juiz de Fora contemporânea.”

A historiadora Vanda Arantes - historiadora (Foto: Divulgação)

A historiadora Vanda Arantes também participa da edição especial ( Foto: Divulgação)

A chefe de produção e editora do programa, Fabiane Almeida, valorizou a experiência da realização da edição com a nova proposta. “É muito benéfica para acadêmicos em formação, como somos na Produtora, essa experiência de homenagear a cidade oferecendo uma leitura diferente da história de Juiz de Fora. E, a partir dela, vamos valorizar as características diferenciadas, não só do Centro da cidade, mas também da periferia, ressaltando a diversidade cultural que temos no nosso município.”

Com sua primeira exibição em 2007, o Mosaico é inteiramente produzido por acadêmicos da Facom integrantes da Produtora de Multimeios da UFJF. O programa tem suas exibições semanais, às terças-feiras, na TVE, às 20h30, e é reprisado aos sábados, às 18h30. Todas as edições do programa estão disponíveis também no canal da Produtora de Multimeios, no Youtube.

Outras informações: (32) 2102-3681 (Produtora de Multimeios da UFJF)