Entre as peças em exposição está o "Lenhador"_Cerâmica_Severino Soares_Goiana (PE)_Foto Franciane Lúcia

Entre as peças em exposição está o “Lenhador”, do artista Severino Soares, de Pernambuco (Foto: Franciane Lúcia)

Está em exposição, no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a mostra “Sertanejo”, reunindo 46 peças com procedência de diversos estados do Brasil como Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. As visitações poderão ser feitas até o próximo domingo, dia 3 de junho, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

No mês de maio se comemora o Dia do Sertanejo no Brasil, instituído como forma de homenagear os violeiros que todos os anos iam até Aparecida do Norte (SP) para agradecer à Nossa Senhora pelas bênçãos recebidas.

Visando a propagar a cultura nordestina, a exposição “Sertanejo” reúne peças que aproximam o público dessas histórias, como os desenhos de cordel que ilustram figuras importantes da cultura sertaneja como padre Cícero; Lampião e Maria Bonita; Romance do Pavão Misterioso, entre outras.

Além disso, o público poderá conferir peças que valorizam a cultura e a história dos cangaceiros, e dos trabalhadores rurais do norte do Brasil, promovendo uma discussão acerca da importância de se reconhecer a diversidade cultural em nosso país.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro daq cidade.

Outras informações:  (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)