Aproveitar parte da graduação para estudar em outro país, além de estreitar contatos com outras culturas, idiomas e conhecer novos pesquisadores. Estas são algumas das experiências que os aprovados no Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) terão no próximo semestre. Após a aprovação no processo e passar por todas as etapas, o momento é de celebração. Na próxima terça-feira, 22, às 19h, o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza no anfiteatro das pró-reitorias o evento que marca a entrega das bolsas e as orientações finais para os graduandos que foram aprovados no programa. A solenidade é aberto a todos os alunos, pais e familiares.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, esse é o evento que marca o fechamento do processo de seleção do Programa, que no último edital “diversificou os destinos”. “Além da entrega de bolsas, vamos falar também sobre a ida desses estudantes para o exterior. A maioria já está com a candidatura resolvida e, depois de passar por um longo processo, esse é um momento de celebrar a realização do intercâmbio”, declarou.

Todos os alunos aprovados devem comparecer no evento. Em caso de impossibilidade é necessário enviar um e-mail justificando a falta. Bárbara destaca que a presença dos graduandos aprovados é importante por ser uma forma de solenizar todas as etapas cumpridas nos meses anteriores. “É um processo muito difícil. A gente precisa conseguir as vagas na faculdade parceira, matriculá-los e fazer todo processo de ida e volta. E eles foram selecionados no meio de muitos candidatos.”

A estudante do sexto período de Jornalismo, Letícia Fernandes foi uma das aprovadas e vai realizar o intercâmbio para Portugal. Ela comenta sobre o compromisso de ser uma das representantes da UFJF no exterior. “Apesar dessa responsabilidade grande é muito gratificante saber que eu fui uma das selecionadas diante de tantas outras pessoas. Espero fazer um bom trabalho e levar o nome do Brasil positivamente, além de também tentar trazer muitas informações novas dentro da minha área que, com certeza, vou adquirir nesse intercâmbio.”

O Programa de Intercâmbio

O objetivo do Piigrad é promover o intercâmbio de graduandos da UFJF para cursar um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior. As fases do processo seletivos, os requisitos para a seleção e o número de vagas por universidade e curso, são divulgados no edital que é publicado a cada ano.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais