Pesquisadores da UFJF e de outras universidades públicas discutirão temas como inovação, política social, meio ambiente e sustentabilidade (Foto: Visualhunt)

Inscrições vão até 28 de maio e contemplados recebem até R$ 30 mil para desenvolvimento de produtos, serviços ou tecnologias que impactem a sociedade  (Foto: Visualhunt)

Os pesquisadores e grupos de pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que têm estudos aplicados e inovadores poderão se inscrever até o dia 5 de junho para o Programa InTec. A data foi adiada em função da paralisação dos caminhoneiros. A iniciativa do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e da Diretoria de Inovação da UFJF irá selecionar três pesquisas com potencial de se tornarem produtos, serviços ou tecnologias que impactem a sociedade.

O programa InTec foi lançado nesta sexta-feira, 27, junto com outros dois editais da Bolsa BiTec e do Desafio Biomassa, ambos voltados para a comunidade estudantil. Os pesquisadores interessados em participar  devem enviar o formulário de inscrição e documentos detalhados no edital para o e-mail att.critt@ufjf.edu.br, com o assunto “Inscrição – Desafio InTec Critt – nome completo do candidato”, ou podem entregar pessoalmente no Critt.

Confira o edital

Cada um dos três projetos selecionados receberá investimentos de até R$ 30 mil, que serão alocados em rubricas variadas, como por exemplo na aquisição de insumos para os laboratórios, de forma que a pesquisa se aproxime a um produto acabado ou protótipo para inserção no mercado. Com duração de nove meses, toda tecnologia gerada no desafio InTec terá titularidade da UFJF, caso resulte em alguma patente, tendo seu pesquisador como inventor, seguindo a Lei de Inovação (10.973/2004) e Resoluções Internas (19 e 31/2005).

Com o programa InTec, a UFJF poderá aumentar o mapeamento das tecnologias desenvolvidas por ela, bem como o número de patentes e a disponibilização das mesmas no mercado. Segundo o diretor de Inovação e do Critt, Ignacio Godinho Delgado, ”em articulação com parceiros externos, diversas iniciativas estão sendo desenvolvidas para tornar a UFJF um polo de atração de investimentos em atividades inovadoras, as quais interajam com as potencialidades que há na instituição e colaborem com o desenvolvimento de seu entorno.”

A banca examinadora dará prioridade à originalidade das pesquisas, ao público-alvo delas e aos diferenciais que elas possuem das soluções que já se encontram no mercado. O potencial de gerar patentes e spin offs acadêmicos – empresas que trazem novidades para o mercado ou ideias de negócio que não foram testadas, com o apoio de centros de ensino – também serão analisados pela banca.

Outras bolsas
Outros dois editais foram lançados junto com o programa InTec, a bolsa BiTec e o desafio Biomassa. A primeira se destina a alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII e da graduação da UFJF que queiram desenvolver pesquisas inovadoras em quatro áreas temáticas: Saúde, Engenharias, Tecnologia da Informação e Tecnologias Sociais. Já o desafio Biomassa irá selecionar projetos propostos por estudantes da Universidade sobre qual destino dar aos resíduos gerados pelos serviços de poda e capina no campus.

Outras informações
att.critt@ufjf.edu.br

Atualizada em 25/05 – 16h44