É a primeira vez que a jornada acontece no novo prédio do Centro de Ciências, no campus da UFJF (Foto: Ciro Cavalcanti)

Evento acontece no Centro de Ciências, é aberto e solicita inscrições apenas para as atividades extras (Foto: Ciro Cavalcanti)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta quarta, 16, a conferência internacional “Diferential Modulation of Behavior and Neural Network in Psychopathology” (Modulação Diferencial de Comportamento e Rede Neural em Psicopatologia), ministrada pelo psicólogo e pesquisador Nils Kohn, do Instituto Donders (Holanda). A palestra será realizada no auditório 3, às 19h, e conta com tradução sequencial. O evento é aberto a todos os interessados em neurociência e solicita inscrição apenas para as atividades extras.

Nils Kohn também atua no Departamento de Neurociências Cognitivas do Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda. Suas pesquisas consistem em estudos sobre o processamento afetivo, suas influências nos processos cognitivos e mnemônicos e sua interação com aspectos motivacionais, utilizando principalmente técnicas de neuroimagem e psicofisiologia.

“O objetivo da conferência é apresentar como deve ser estudada a relação entre os aspectos psicológicos e o funcionamento do cérebro, e a opção por trazer Kohn se deu por ele desenvolver um trabalho aprofundado nessa temática e por atuar no maior centro de pesquisa em neurociência da Europa, o Instituto Donders”, explica a professora do Programa de Pós-graduação em Saúde (PPG-Saúde) da UFJF e uma das idealizadoras do evento, Alessandra Ghinato Mainieri.

A conferência é feita em parceria com o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPG-Psico) e conta ainda com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências (Gepen).

Outras atividades
Além da palestra, Kohn ministrará o Mentoring: Carreira em Neurociência, atividade que visa o desenvolvimento profissional dos participantes. O mentoring será realizado, das 16h às 18h, também no Centro de Ciências.

Outra atividade oferecida é o workshop Neuroimaging: Principles and Data Analysis (Hands On). Especialista em neuroimagem, Kohn apresentará os princípios psicofisiológicos associados à Magnetic Resonance Imaging (MRI) e algumas ferramentas utilizadas para análise de dados em neuroimagem. O workshop acontece de terça a quinta, dias 15, 16 e 17, e vale como disciplina de um crédito para os alunos inscritos nos programas de pós-graduação da UFJF. As inscrições para o mentoring e para o workshop são gratuitas, sendo necessário apenas enviar e-mail para mentoringneuroscience@gmail.com, indicando o interesse. Para estas atividades não há tradução.

Outras informações:
(32) 2102-3848 – Programa de Pós-graduação em Saúde
(32) 2102-3103 – Programa de Pós-graduação em Psicologia