25bd1af4-e335-40e1-bf18-8c5e4760f559

Da esquerda para a direita: profa. Flávia de Souza Bastos, prof. José Carlos Lopes Ribeiro, Thaís Rossi Lopes (mestranda), profa. Michèle Farage (orientadora) (foto: arquivo pessoal)

Um estudo de mestrado realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz, entre as suas contribuições, a ampliação do entendimento de como a estrutura de um edifício pode ser comprometida durante um incêndio. A pesquisa da acadêmica Thaís Rossi Lopes Soares também pode ajudar profissionais e estudiosos do setor a compreenderem melhor os processos de mensuração da resistência de contenções de concreto para áreas com rejeitos nucleares.

A dissertação foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional. No trabalho, a pesquisadora reproduziu, de forma realista, o comportamento do concreto sujeito a condições ambientais extremas, como as altas temperaturas. Thaís revela que se sentiu motivada em pesquisar a temática pela necessidade de conhecer melhor a complexidade do material. “A minha principal motivação é que esse tipo de estudo pode nos ajudar a compreender melhor o comportamento de materiais e os mecanismos que podem causar colapso em estruturas construídas com esses elementos. Dessa forma, esse tipo de pesquisa nos ajuda a prever quando uma estrutura pode falhar e pode, até mesmo, ajudar no processo de criação de novos materiais, mais eficientes.”

Para construir o modelo computacional que replica os efeitos causados nas estruturas de concreto, a pesquisadora se respaldou na literatura disponível sobre o fenômeno. Ela explica o processo que utilizou: “para alcançar o objetivo proposto, são empregadas ferramentas matemáticas e computacionais: utiliza-se um conjunto de equações matemáticas para descrever os fenômenos físicos e químicos que acontecem no concreto durante o aquecimento, posteriormente, essas equações são solucionadas utilizando o computador. Logo, tem-se um modelo computacional que é capaz de replicar o comportamento do concreto, evitando a necessidade de executar testes experimentais destrutivos.”

Resultados obtidos

40496633851_cecd036d3f_z

Thaís durante a defesa da dissertação “Estudo de um modelo termo-hídrico para a análise do comportamento de estruturas de concreto submetidas à temperaturas elevadas” (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Quanto aos resultados do estudo, a mestranda diz que a dissertação colabora com a adequação desses materiais para condições mais seguras e eficazes. “Os resultados numéricos coletados (temperatura, pressão, saturação) descrevem os fenômenos que ocorrem no concreto quando ele é aquecido. Esses dados nos permitem escolher os tipos de concreto que oferecem maior segurança em relação a carregamentos térmicos, prever o comportamento das estruturas que estão sob efeito de temperaturas elevadas, além de desenvolver projetos e materiais mais adequados e eficientes.”

A professora orientadora, Michèle Cristina Resende Farage, afirma que, além da importância de fornecer informações sobre um material popular como o concreto, o contato entre diferentes instituições foi um diferencial para o desenvolvimento da dissertação. “O trabalho da Thaís tem como diferencial contar com dados obtidos em laboratório por colaboradores da Universidade de Cergy-Pontoise (UCP), na França. Trata-se de uma colaboração entre os grupos de pesquisa da UFJF – com experiência em modelagem computacional – e da UCP- especializado na análise experimental do concreto sob temperaturas altas.”

Contatos:
Thaís Rossi Lopes Soares (mestranda)
thais.soares@engenharia.ufjf.br

Michéle Cristina Resende Farage (Orientadora – UFJF)
michele.farage@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profª. Drª. Michèle Cristina Resende Farage (Orientadora – UFJF)
Profª. Drª. Flavia de Souza Bastos (Co-orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Bernardo Martins Rocha (UFJF)
Prof. Dr. José Carlos Lopes Ribeiro (UFV)

Outras informações: (32) 2102-3481 – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional