Produtos de agricultura familiar também estarão à venda no evento. (Foto: Caique Cahon)

Produtos de agricultura familiar também estarão à venda no evento. (Foto: Caique Cahon)

A Economia Popular e Solidária é um novo modo de pensar relações de produção que, baseado na cooperação entre trabalhadores, visa a um desenvolvimento sustentável e cooperativo, em contraponto ao atual modo de produção e relação entre produtores e consumidores. A partir dessa proposta acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12,  a Feira Regional da Economia Popular e Solidária, na Praça do Riachuelo, no Centro da cidade.

Organizada pelo Fórum Regional de Economia Popular e Solidária da Zona da Mata Mineira em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, a feira tem como proposta reunir produtores autônomos em torno da proposta da economia solidária e popular. O evento contará com barraquinhas de artesanato, comidas típicas e produtos de agricultura familiar, além de atrações culturais diversas, visando, para além da atividade econômica, uma integração entre produtores e consumidores.

Representante do Fórum Regional de Economia Popular e Solidária e técnica da Intecoop, Juliana Marcario comenta a importância da realização do evento para a comercialização e a divulgação dos coletivos que participam da feira. “Por desenvolverem suas atividades de forma autônoma, são trabalhadores que ficam à margem do grande mercado e do grande público. Mesmo acontecendo a certo tempo no Brasil, esse tipo de iniciativa é pouco conhecida e difundida, sendo esse espaço fundamental para que as pessoas tenham um contato direto com os produtores e possam aderir à essa forma de consumo.”

Acontecendo no mesmo fim de semana em que é celebrado o Dia das Mães, a Feira Regional de Economia Popular celebra também, nesta edição, o poder e a autonomia das mulheres. Elas compõem grande parte dos coletivos que expõem seus trabalhos no local, sendo também a parcela mais representativa do público visitante.

Além da venda de produtos de agricultura familiar, artesanato e comidas típicas, o evento contará com apresentações de música regional e um cortejo com varal de poesia. Em ambos os dias a feira tem seu início marcado para às 9h, indo até às 19h no dia 11, e até às 18h no dia 12.

Outras informações: (32) 2102-3917/ 6917 (Intecoop-UFJF)