(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Para professora da Faculdade de Direito, Karen Arthur, a UFJF deve ser um espaço de construção do direito do trabalho através do diálogo e da participação dos trabalhadores (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Diante do atual cenário político que o país enfrenta, com mudanças nas legislações trabalhistas que impactam diretamente as vidas dos trabalhadores, foi iniciado nesta quarta-feira, 9, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o curso de extensão “Aspectos Gerais da Reforma Trabalhista”, voltado para funcionários terceirizados que atuam na instituição. Promovido pela Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão, o curso foi idealizado para esclarecer as alterações trazidas pela reforma e as consequências dela para a dinâmica das relações de trabalho entre empregadores e empregados.  

A responsável por ministrar as aulas do curso é a professora do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFJF, Karen Artur. Segundo ela, a Universidade vem para materializar a ideia de que o direito do trabalho deve ser construído através de diálogo social. “Esses trabalhadores têm um conhecimento profundo das suas condições de trabalho e de que são sujeitos de direito também. Nesse sentido, o papel da UFJF é fundamental ao se tornar um espaço de construção do direito do trabalho através do diálogo e da participação desses trabalhadores.”

Além de dar um panorama histórico da evolução dos direitos trabalhistas, o foco das aulas se dará sobre as mudanças trazidas pela nova lei da terceirização que, ampliada, pode atingir todas as categorias. Questões como a isonomia salarial – não mais garantida com a reforma – o contrato intermitente e a situação do teletrabalho foram debatidas em sala nesta primeira reunião.

A assistente administrativa de pesquisa, Adiele de Almeida, vê o curso como positivo para entender melhor a nova CLT, colocando que muitas das mudanças prejudicam a vida do terceirizado. “Mas sabemos da nossa importância dentro das empresas em que atuamos. Devemos ser mais valorizados e menos explorados, e não o contrário, como é o caso de muitas das medidas que discutimos aqui hoje”.

O auxiliar de pesquisa Cláudio Leite também participou do encontro. Para ele, é importante conhecer a evolução histórica dos direitos trabalhistas no país, conteúdo discutido durante o curso. “É interessante conhecer o contexto de onde surgiram os direitos que temos hoje e todas essas informações que estamos adquirindo aqui poderão ser disseminadas em nossos ambientes de trabalho”.

As próximas reuniões do projeto ocorrem nos dias 16, 23 e 30 de maio, sempre às 14h, na sala 1 da Faculdade de Direito. Os participantes receberão certificados de participação, emitidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), disponíveis em até 30 dias úteis após o término do curso.

Outras informações
(32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão