Terceira edição do Simpósio conta palestras e mesas-redondas com autoridades sobre o assunto (Foto: Pixabay)

Terceira edição do Simpósio conta palestras e mesas-redondas conduzidas por autoridades sobre o assunto (Foto: Pixabay)

Com o objetivo de trazer a debate a questão da automedicação e seus possíveis riscos, acontece, neste sábado, 5, o III Simpósio de Farmácia Clínica da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia (Laff). O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora e contará com a presença de profissionais e estudiosos da área em palestras e mesas-redondas.

A terceira edição do Simpósio traz o tema “Autocuidado e automedicação: cuidado farmacêutico na promoção da saúde” e busca discutir formas de atuação por parte de farmacêuticos para promover a saúde por meio do uso racional de medicamentos. A programação conta palestras de diversas autoridades no assunto, incluindo Tarcísio José Palhano, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Clínicos e maior autoridade em Farmácia Clínica no Brasil. Além das palestras, encerrando o evento, haverá uma mesa-redonda multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas da saúde.

Professor da Faculdade de Farmácia e orientador da Laff, Marcelo Silverio destaca a importância do tema ser discutido dentro de um ambiente acadêmico. “A universidade, sobretudo a pública, ao mesmo tempo que tem uma grande inserção em diversos setores da sociedade, tem também os recursos para atuar nesse segmento. Sendo assim, é importante ampliar a percepção da necessidade de se debater essa questão da automedicação junto aos estudantes que serão os futuros profissionais da área”. Ele completa dizendo que o cuidado em saúde é fundamental para reduzir a incidência de doenças e melhorar a eficácia e a condição dos tratamentos.

A Laff é composta por 20 acadêmicos do curso de Farmácia que, com orientação de professores e o apoio da Faculdade, realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando a formar profissionais capazes de atuar na área de Farmácia Clínica. Marta Oliveira é presidente da Liga e comenta a realização do Simpósio. “Acredito que será um evento bastante enriquecedor porque é uma área que vem crescendo ultimamente e nós conseguimos reunir palestrantes que são, de fato, pessoas muito envolvidas nesse assunto. Também nos preocupamos em compor uma mesa multidisciplinar, com nutricionistas, psicólogos e outros profissionais da saúde para que tenhamos uma visão global sobre o tema, expandindo o debate e inserindo novas perspectivas”.

O evento, que acontece na Faculdade de Farmácia da UFJF, tem início às 7h30 e vai até às 18h, com uma pausa para o almoço. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente com membros da Laff ou por e-mail, seguindo as instruções  presentes na página do evento. Os valores são de R$ 25 para estudantes e R$ 35 para profissionais da área e haverá emissão de certificados.

Outras informações: (32) 2102-3803 (Faculdade de Farmácia)