(Foto: alémdoquesevê/VisualHunt.com)

Evento conta com conferências, mesas de debates, oficinas e outras atividades (Foto: alémdoquesevê/VisualHunt.com)

Em busca de cooperação e inclusão social, a Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) discute o tema “Lugar outro: cooperar e incluir”. O encontro acontece de 7 a 10 de maio nas dependências da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e conta com conferências, mesas de debates, oficinas e outras atividades. Para participar, basta comparecer no dia e local do evento e fazer inscrição.

A abertura está marcada para 9h, e durante a tarde, a partir das 14h, a programação fica por conta da conferência “Cidade, a nossa cidade e o direito à vida”, com a professora Beatriz Teixeira. Para dar continuidade ao tema, uma mesa de debate reúne as professoras Luciane Tasca e Letícia Zambrano, além da arquiteta Cláudia Pires. Serão debatidos o direito à cidade, as desigualdades e a má distribuição da condição de acesso aos espaços urbanos.

A professora e uma das organizadoras da Semana, Letícia Zambrano, observa que “é preciso sensibilizar o profissional de arquitetura para os setores da sociedade que não têm voz no cenário do planejamento urbano”. Para que o papel social do arquiteto seja posto em prática, ela indica ainda ser necessário o trabalho e a promoção de uma atuação responsável e consciente que contribua para a redução das desigualdades. “As cidades são movidas pelo interesse do capital e precisamos aumentar a voz do interesse social”, enfatiza.

Plano Diretor
Na segunda-feira, das 18h às 21h, as professoras Letícia e Luciane apresentam o projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora. A atividade, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) é aberta ao público. A ideia é mobilizar a população e discutir o projeto que está para ser votado na Câmara Municipal. O debate acontece a partir do levantamento de questões sobre emendas que poderiam contribuir para a melhoria da cidade. “É importante que todos participem dessa votação, pois ela vai decidir sobre um plano de desenvolvimento para a cidade pelos próximos dez anos”, aponta Letícia.

Outras informações
(32) 2102-6703 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFJF