Presidente do CRO, Magno, falou sobre a importância da efetiva inclusão da odontologia no SUS (Foto: Iago Medeiros)

Na noite de encerramento das palestras, o presidente do CRO, Alberto Magno, falou sobre a importância da efetiva inclusão da odontologia no SUS (Foto: Iago Medeiros)

Complementar a formação acadêmica, conhecer alternativas dentro da profissão e ter contato com profissionais da área. Esses foram alguns dos ganhos proporcionados pela I Semana Odontológica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades começaram na terça-feira, 24, e encerram-se neste sábado, 28, com uma ação social no 2º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha. Serão distribuídos 1 mil kits de higiene bucal para as crianças da cidade. A iniciativa conta com a participação de representantes da Associação Nacional de Odontologia (ABO) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

A Semana Odontológica teve como tema “Inspirando novos caminhos” e foi organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) da faculdade, com apoio do professor Leandro Resende. Os convidados da programação abordaram os avanços tecnológicos e científicos da odontologia, a integralidade com outras áreas da saúde  e o atendimento humanizado.

De acordo com o professor Leandro Resende, a Semana Odontológica conseguiu trazer nomes de referência nacional e internacional da área de forma a trabalhar as partes científica e social da odontologia. Ele ressaltou a busca por “novos horizontes” na carreira profissional. “O evento foi voltado para o enriquecimento profissional dos participantes. Além da parte científica explorada na graduação e que agrega muito valor ao lado técnico, o campo social às vezes não é muito abordado durante a formação. Poucas pessoas disponibilizam algum momento do dia a dia para poder realizar ações humanizadas.”

A integrante do DA, Analina Braga, destacou que esse é um evento que também proporciona motivação aos estudantes. “A ideia é trazer novidades que possam agregar na vida deles, mostrando novas perspectivas e caminhos. O foco é a inspiração”.

Odontologia humanizada

Na noite de sexta-feira, 27, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), Alberto Magno, falou sobre a importância de uma real inserção da odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS), já que os tratamentos previnem e evitam problemas de saúde de ordem geral, mais caros e complexos.

Na ocasião, também puderam compartilhar um pouco da experiência do tratamento odontológico humanizado, os integrantes dos projetos “Dentista do Bem” e “Por1Sorriso”. “A criança que não tem dinheiro para ir no dentista, não vai conseguir emprego com a falta de um dente, por exemplo. Então, demonstramos aos estudantes que a profissão que eles escolheram não é ‘somente’ saúde. Ela transforma a vida das pessoas”, disse Armando Piva, do Dentistas do Bem.

Outras informações: (32) 2102-3851 / 3870 – Faculdade de Odontologia