Iniciativa visa atender adolescentes, jovens e adultos interessados no aprendizado musical (Foto: Divulgação)

Iniciativa visa atender adolescentes, jovens e adultos interessados no aprendizado musical (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Oficinas de Música da UFJF”. A iniciativa visa atender adolescentes, jovens e adultos da comunidade externa que estejam interessados no aprendizado musical, dando enfoque, também, à preparação de futuros candidatos aos cursos de Graduação em Música da UFJF. O início das atividades está previsto para o dia 7 de maio. As aulas são gratuitas.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira, 27 de abril, por meio deste formulário ou pelo e-mail oficinasdemusicadaufjf@gmail.com. As seleções ocorrem nos dias 2 e 3 de maio e envolvem entrevista, prova de conhecimentos musicais (para turmas de nível intermediário) e teste de aptidão (para o curso de canto).

“A expectativa é atender um grupo de cem pessoas, incluindo os alunos das aulas de teoria e instrumento. Caso os estudantes optem por cursar uma teoria e um instrumento – ou canto -, é possível que esse número seja reduzido”, aponta o coordenador do programa, o professor de piano do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD), Fernando Vago Santana.

As oficinas

Serão oferecidas aulas em dois eixos: teoria musical e instrumentos/canto, que abrangem as exigências dos testes de habilidade específica do vestibular para o curso de Música. “A oficina de teoria musical será ofertada para turmas em níveis básico e intermediário. Já as oficinas de instrumentos/canto compreenderão aulas individuais e atividades coletivas de canto, flauta, piano, violão, violino, viola e violoncelo, também em níveis básico e intermediário”, explica o professor.

As aulas de teoria serão ministradas nos turnos da tarde e noite, com duração de duas horas e ocorrerão uma vez por semana. Serão quatro turmas de 15 alunos cada, sendo duas de nível básico e duas turmas de nível intermediário. Os horários ainda serão estipulados. Já as aulas de instrumento e canto devem acontecer uma vez por semana, com duração de uma hora; os horários também serão estipulados pelos professores. Os alunos que obtiverem o mínimo de frequência nas aulas durante o período de duração das oficinas receberão certificado de conclusão, referente à modalidade frequentada.

Os cursos não exigem conhecimento musical prévio e serão ministrados nas salas de aula do IAD. O projeto priorizará adolescentes e jovens, mas também estará disponível para adultos. “Ao fortalecer a extensão vinculada aos cursos de Música, cria-se um ciclo virtuoso de produção de novos alunos para alimentar os cursos, uma vez que os conteúdos estudados e desenvolvidos no âmbito das oficinas são as habilidades e competências requeridas nas provas do teste de habilidade específica”, argumenta Santana.

O músico acrescenta que, além de contribuir com a entrada de novos alunos nos cursos de Música da UFJF, as oficinas também servem para que seja fomentada uma reflexão a respeito da importância desta arte para a sociedade. “Música é – e precisa ser – defendida como profissão, em tempos em que as cortes superiores de Justiça questionam o próprio caráter profissional da atividade artística. O Estado precisa entender a importância do investimento em Música, explorar seu potencial de inclusão social e promover as atividades educacionais e culturais por ela proporcionadas”, conclui.