Com o objetivo de realizar um diálogo sobre a conjuntura política e social atual que o país vem passando, o Centro Acadêmico Galba Di Mambro (Cahis) traz a segunda edição do Encontro Interno de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que neste ano tem como tema os “30 anos da Constituição Federal e os rumos da democracia no Brasil”. O evento acontecerá entre os próximos dias 24 e 26, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e na Faculdade de Direito.

Durante o evento, haverá apresentações de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, artigos, dissertações e teses dos alunos de graduação ou pós-graduação em História.

Além da apresentação dos trabalhos, estão previstas três mesas-redondas com a participação dos professores do curso. No dia 24, o tema será “Do que vale a constituição? Contextos, rupturas e continuidades”, no qual se visa refletir sobre o contexto da aprovação da Constituição Federal, em 1988. No dia 25, o assunto será  “Golpe de 2016 e os Direitos Sociais no Brasil”, abordando questões como a lei da terceirização, as reformas trabalhistas e previdenciárias e quais serão os seus impactos na sociedade. E por fim, no dia 26, as discussões serão sobre a representatividade das minorias perante a lei, os casos de violação dos direitos humanos e dos próprios direitos assegurados a todos os cidadãos pela carta magna, o avanço do conservadorismo e a ação policial e militar nas comunidades do Rio de Janeiro.

As inscrições para o evento estão sendo feitas por formulário on-line, disponível no site do encontro, e ficarão abertas até segunda-feira, dia 23. Mas nos dias do evento poderão ser feitas pessoalmente entre 18h e 19h.

E diante da situação política-social do país, a realização do evento é fundamental, como afirma o estudante de mestrado pelo programa de pós-graduação em História da UFJF, ex-membro do Cahis e organizador do encontro: “O evento é importantíssimo para refletirmos criticamente sobre nossa democracia e seus rumos. É um pouco sombrio o que pode nos esperar lá na frente, sobretudo, pós eleições de 2018. Mas acreditamos que propondo eventos que se dediquem à análise conjuntural podemos, quem sabe, pensar em alternativas viáveis que visem, tão somente, consolidar nossos ideais democráticos.”

A participação é gratuita, aberta a toda a comunidade e confere certificado àqueles que comparecem em duas das três mesas redondas.

Confira a programação

Outras informações: (32) 2102-3109 (Departamento de História-UFJF)