fbEstudantes dos cursos de graduação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares já podem se inscrever no workshop “Aprendendo a lidar com a ansiedade”, cujo principal objetivo é ajudar o aluno a conviver de forma saudável com esse transtorno. As vagas serão ocupadas pelos 25 primeiros a preencherem o formulário de inscrição.

O curso é composto de sete encontros semanais, com exposições orais, simulações, exercícios e técnicas de dinâmica de grupo. As atividades serão realizados na sala 305 da Faculdade Pitágoras, no período de 10h às 11h30. O primeiro encontro acontece no dia 25 de abril.

A experiência do psicólogo do setor de Apoio Estudantil da UFJF-GV na assistência aos estudantes foi o que motivou a iniciativa. Segundo Lucas Nápoli, que também é facilitador do workshop, os “problemas emocionais relacionados diretamente à dificuldade de manejo da ansiedade são os que aparecem com maior frequência nas solicitações de atendimento feitas pelos alunos”.

Nápoli acredita que por possibilitar a participação dos discentes que ainda não puderam ser atendidos individualmente pela assistência psicológica do setor de Apoio Estudantil, o curso poderá evitar ou minimizar os prejuízos causados pela ansiedade na experiência acadêmica.

Confira abaixo a programação completa:

25 de abril: Apresentação da proposta do workshop; integração entre os participantes; estabelecimento da linha de base (avaliação dos participantes); introdução à ansiedade e aos transtornos relacionados a ela;

2 de maio: A natureza e a função da ansiedade; relação entre ansiedade e estresse; relação entre ansiedade e depressão;

9 de maio: Técnicas para o manejo da ansiedade;

16 de maio: Transtornos de ansiedade (I) – Fobias, transtorno de pânico e transtorno de estresse pós-traumático;

23 de maio: Transtornos de ansiedade (II) – Transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de ansiedade social;

30 de maio: Resiliência, gestão do tempo e outros elementos que contribuem para uma vida menos carregada de ansiedade;

6 de junho: Fechamento, reavaliação dos participantes, comentários.