Na palestra, a professora falou sobre um estudo da hanseníase chamado  Metaboloma.

Na palestra, a professora falou sobre um estudo da hanseníase chamado Metaboloma.

A hanseníase foi tema de uma palestra ministrada em Governador Valadares na última segunda-feira, 9, pela doutora Jessica Fairley, professora da Emory University, localizada em Atlanta, nos Estados Unidos. Promovido pela Pro-Reitoria de Extensão e realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Hansenologia (NuPqHans) da UFJF-GV, o evento reuniu docentes e cerca de 90 estudantes, a maior parte deles dos cursos da área de Saúde do campus avançado.

 

Fairley já é conhecida da comunidade acadêmica. Desde 2016 ela colabora com o projeto de pesquisa em hanseníase desenvolvido em Governador Valadares pela professora doutora do Instituto de Ciências da Vida (ICV) da UFJF-GV, Lúcia Alves Fraga.

 

Nesta que foi a terceira visita de Jessica ao campus, ela explicou sobre a importância da análise de metabólitos no sangue para identificação de fatores de risco. O estudo é chamado metaboloma, e tem sido utilizado com o propósito de diagnóstico em várias doenças, inclusive a tuberculose.

 

A palestra foi organizada por  estudantes bolsistas e voluntários envolvidos nos projetos da hanseniase.

A palestra foi organizada por estudantes bolsistas e voluntários envolvidos nos projetos da hanseniase.

E esta integração com a docente da universidade americana ainda promete mais resultados. No próximo mês de junho, dois estudantes de pós-graduação vinculados ao projeto de Jéssica na Emory University visitarão a UFJF-GV para trocar experiências sobre o estudo da doença. A expectativa do NuPqHans é que estes alunos ainda participem do 3º Workshop em Hanseníase, agendado para 23 de junho.