Trabalhando com dois grupos, o projeto tem previsão de formar até sete turmas ainda neste semestre (Foto: Twin Alvarenga)

A timidez é uma característica comum a muitas pessoas, mas quando atinge níveis que as impedem de estabelecer relações interpessoais saudáveis, é preciso atenção especial. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (Nevas) desenvolveu o Grupo de Tímidos, projeto com o intuito de colaborar na melhoria das relações de quem sofre com a ansiedade social. Os encontros são realizados uma vez por semana, gratuitamente, no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com grupos de até dez pessoas.

Utilizando a abordagem da terapia cognitivo-comportamental, são propostas atividades voltadas para o aprendizado de novas formas de interação por uma equipe de três psicólogos. Trabalhando com dois grupos, o projeto tem previsão de formar até sete turmas ainda neste semestre.

Assim que o interessado entra no Grupo, preenche formulários que irão auxiliar aos profissionais a fazerem o diagnóstico de sua situação e direcioná-lo para determinado grupo. Ao final dos encontros – que duram de três a quatro meses -, o participante passa pelo mesmo processo e os profissionais avaliam seu desempenho.

As observações e resoluções alcançadas pelos psicólogos do Grupo são fundamentais para estudos que acrescentam à produção do Nevas, núcleo de clínica, de pesquisa e de extensão.

De acordo com o professor e supervisor geral do Grupo, Lélio Lourenço, os resultados da avaliação técnica dos psicólogos, junto ao retorno dado pelos participantes informalmente, têm mostrado que a maioria deles teve melhoras significativas em sua inibição e ansiedade social. Lourenço conta ainda que, apesar de não haver estudos que comprovam a terapia em grupo como sendo melhor que as individuais, há os que atestam sua eficiência. “As terapias em grupo com os ansiosos sociais são muito interessantes, principalmente em relação à possibilidade de eles encontrarem seus pares e passarem a ajudar um ao outro, compartilhando experiências pessoais e coletivas dentro do grupo e, juntos, superando esse desafio”.

Os interessados em participar podem fazer o registro pelo e-mail do Nevas (nevasgt@gmail.com) ou pelo telefone do CPA, (32) 3216-1029. Após recolherem algumas informações básicas, os profissionais irão entrar em contato para avaliação e agendamento.

Outros serviços

Além do Grupo de Tímidos, o CPA oferece serviços de atendimentos em psicologia escolar e educacional; psicanálise com crianças; avaliação psicológica; atendimento psicanalítico, entre outros. O Centro pertence ao Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e funciona na rua Santos Dumont, 214, no bairro Granbery. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 21h, de segunda a sexta-feira.