O Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, no fim do mês de março, a visita da professora e coordenadora regional de Iniciação Científica Jr, Beatriz Casulari, e do coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Sandro Mazorche, para uma conversa sobre a primeira etapa da competição.

Segundo Beatriz, a divulgação da Olimpíada no João XXIII tem a intenção de promover maior adesão à OBMEP no Colégio. “Ao longo dos anos anteriores, o Colégio tem tido um bom desempenho e acreditamos que pode melhorar ainda mais, especialmente com o incentivo dos professores e com o programa “OBMEP na Escola” levado para o colégio pela professora Marcia Guimarães”, ressalta.

O público-alvo da OBMEP são os alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio. Este ano, a 14ª edição da OBMEP deve receber cerca de 18 milhões de inscrições. Os alunos responderão 20 questões objetivas na primeira fase, marcada para 5 de junho, terça-feira, e seis questões discursivas na prova da segunda fase, em setembro, no próprio Colégio de Aplicação.

Os primeiros colocados recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas que concorrem ao nível 3 – alunos do ensino médio – também são convidados a participar do programa de iniciação científica (PIC), em 2019, sendo que os de escolas públicas recebem ainda uma bolsa de R$ 100 mensais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Ao ingressar na Universidade, o medalhista ainda pode concorrer a uma bolsa de iniciação científica na Matemática, do CNPQ, por até dois anos, independente do seu curso de graduação.

A professora do João XXIII, Márcia Guimarães, afirma que ver o crescimento do número de alunos do João XXIII inscritos nas Olimpíadas é gratificante. Ao todo, houve um aumento de 417 alunos inscritos, desde os 6º anos do ensino fundamental até o ensino médio, quando comparado ao ano de 2017. “Acredito que esse número cresceu tanto pela inclusão dos alunos da EJA, que no ano passado não se inscreveram. Esse aumento geral é importante, pois garante aos alunos a oportunidade de competir e de estudar um pouco mais a matemática”.

OBMEP

A OBMEP é um programa nacional direcionado às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o auxílio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O projeto promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais objetivos a estimulação do estudo da matemática, a identificação de jovens talentos, a contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica e o incentivo ao ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. A OBMEP também colabora para a união das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promove a inclusão social por meio da divulgação e multiplicação do conhecimento e estimula o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.