26413455997_a55aa4e7f8_z

Acima, a autora, Rossana Melo, ao lado do diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira. O evento de lançamento marcou a incorporação de uma coleção inédita de imagens digitais de células ao acervo do Centro (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Quando tinha nove anos de idade, a pesquisadora Rossana Melo conheceu um laboratório pela primeira vez. A visita aconteceu por culpa da iniciativa de sua professora primária, Maria Lúcia Costa, que levou Rossana e demais estudantes para essa viagem de campo. Foi nesta visita, segundo a pesquisadora, que seu fascínio pela ciência começou. Nesta sexta-feira, 6, Rossana trouxe sua ex-professora Maria Lúcia para o lançamento do seu livro, “Células & Microscopia: Princípios e Práticas”, em uma cerimônia que também marcou a incorporação de uma coleção inédita de imagens digitais de células ao acervo do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Agora em exposição, o conjunto de imagens é intitulado como “O fascinante mundo microscópio”.

Rossana Melo afirma que seu principal objetivo é despertar a paixão pela ciência (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Rossana Melo afirma que seu principal objetivo é despertar a paixão pela ciência (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Ao tornar público o acesso à essas imagens, quero incentivar exatamente a experiência pela qual passei — a que despertou minha paixão pela ciência.” Os registros doados foram obtidos ao longo de  aproximadamente 25 anos de pesquisa, liderados por Rossana, que acumulou um extenso acervo de lâminas e de micrografias eletrônicas. A pesquisadora utiliza-os em aulas práticas a fim de facilitar a aprendizagem; e, agora, também estão disponíveis para encantar os visitantes do Centro de Ciências.

“Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo”: as palavras atribuídas à Alberto Caeiro, pseudônimo de Fernando Pessoa, foram parafraseadas por Rossana ao definir sua paixão pela pesquisa e pela educação. Os convidados para compor a mesa oficial do evento de lançamento reforçaram a trajetória como professora da autora. “O interesse por formar pessoas transforma e repercute as próximas gerações”, afirmou o Secretário de Educação Superior do Ministério de Educação (MEC), Paulo Barone, que também reforçou algo que, segundo ele, ouviu quando jovem: “O Brasil precisa é de cientistas”. “Rossana faz parte de uma geração de pesquisadores que ajudou a consolidar a pesquisa científica na UFJF, mostrando que, nesta Universidade, existe boa ciência e atividades de investigação.”

Autora recebeu convidados na noite desta sexta-feira, 6 (Foto: Alexandre Dornelas)

Autora recebeu convidados na noite desta sexta-feira, 6 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, Daniel Baptista, seguiu o tom de parabenizar a atuação de Rossana como educadora e cientista. “Este livro abriga a junção de dois pontos muito importantes e que andam juntos: o da educação e o da pesquisa. Já existia a necessidade por uma bibliografia produzida aqui, no Brasil, que tratasse da Microscopia, e a obra escrita por Rossana cumpre esse papel e torna visível o nosso nível de excelência.”

Já o fellow da Microscopy Society of America (MSA), Guillermo Solórzano, relembrou a primeira edição da obra. “Conheci a primeira edição deste livro há quinze anos atrás — e já fiquei encantando. Esta segunda edição só consolida a importância de uma obra como esta, elevada a nível nacional de referência.” Esta segunda edição, segundo a autora, “mantém a ideia central de explorar o universo celular por meio de inúmeras micrografias e ilustrações associadas a um texto objetivo e atualizado”. Os eventos celulares são explicados com base em micrografias eletrônicas que revelam o comportamento da célula em situações de saúde e de doenças. Os aspectos morfológicos de processos celulares como endocitose, secreção e morte celular são cuidadosamente ilustrados ao longo das páginas.