O Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação ouviu críticas, respondeu questões e esclareceu pontos levantados pelos pesquisadores da UFJF (Foto: Iago Medeiros)

Em visita ao campus-base da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) se reuniu com representantes da comunidade científica universitária, acompanhado da Pró-reitora e do Pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira e Luís Paulo Barra.

“O contato com os pesquisadores é fundamental”, definiu o diretor. Em reunião com pesquisadores de Programas de Pós-graduação e membros do Fórum de Pesquisa da UFJF, Beirão realizou uma apresentação de como funcionam as avaliações de projetos realizados pela Fapemig, bem como expôs a explicação de como são definidos os membros julgadores. Um dos pontos ressaltados foi o de “ousadia”. “É importante valorizarmos os projetos que assumem riscos, que são ousados — estamos sempre preocupados em dar espaço para propostas inovadoras e de alta relevância.”

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa reforçou que estabelecer diálogo com a Fapemig fortalece a visibilidade da UFJF (Foto: Iago Medeiros)

Após a apresentação, Beirão deu abertura para um diálogo com os pesquisadores presentes, mediado pela pró-reitora Mônica de Oliveira. O diretor ouviu críticas, respondeu questões e esclareceu pontos levantados pelos presentes. Um exemplo de retorno imediato foi o comprometimento para a realização de um workshop relativo ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. “Foi muito boa a conversa com os dirigentes e a comunidade científica da Universidade. Tocamos em pontos importantes sobre políticas científicas de Minas Gerais.”

Mônica de Oliveira fez coro à relevância do estabelecimento de um diálogo com o diretor. “É uma visita que dá uma maior visibilidade, não apenas para a Universidade, mas também para os nossos pesquisadores. É importante que as agências de fomento se façam presentes no âmbito universitário, e que, através dessa troca de conhecimento e diálogo sobre a operacionalização da Fapemig, a UFJF se consolide como uma instituição visível e respeitável.”