Exemplo de imagem que será incorporada ao acervo do Centro de Ciências; nesta, observamos um leucócito humano observado ao microscópio eletrônico de varredura (Foto: Acervo pessoal/Rossana Melo)

Desvendar a estrutura e as funções da célula — considerada como a unidade fundamental do ser vivo –, de uma forma clara e simples, são os objetivos do livro “Células & Microscopia: Princípios e Práticas”, escrito pela pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rossana Melo. O livro será lançado nesta sexta-feira, 6, às 19h30, no Centro de Ciências, em um evento que também marca a incorporação de uma coleção inédita de imagens digitais de células ao acervo do local. Obtidas com microscópio eletrônico, as imagens são baseadas em pesquisas realizadas no Laboratório de Biologia Celular, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

“Essas imagens revelam a arte por trás da ciência”, define Rossana. “São bonitas e estimulam o fascínio pelo mundo celular — a ideia de doá-las é, justamente, despertar o interesse pela ciência, mostrar o instigante universo celular. As imagens foram geradas ao longo de 25 anos de pesquisa, em estudos da célula em situações de saúde ou doença.”

“Essas imagens revelam a arte por trás da ciência”, define Rossana Melo. Nesta imagem, observamos células ciliadas do epitélio da tuba uterina  (Foto: Acervo pessoal/Rossana Melo)

“Essas imagens revelam a arte por trás da ciência”, define Rossana Melo. Nesta imagem, observamos células ciliadas do epitélio da tuba uterina (Foto: Acervo pessoal/Rossana Melo)

O diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, demonstra empolgação com a integração das imagens acervo do local, que se destaca como um dos maiores centros de divulgação científica do país. “Vamos inaugurar um novo roteiro a partir de maio e, para a exposição sobre células, o acervo é um material de grande valia, que incentiva diretamente a curiosidade científica. Para todos nós e para os visitantes do Centro, é uma grande chance ter acesso à essas imagens.” A pesquisadora Rossana Melo também ressalta a importância de compartilhar publicamente o material cedido. “A Universidade tem a missão de tornar público o trabalho de pesquisadores e o conhecimento científico que é produzido no âmbito acadêmico.”

Fascínio pelo universo celular
Pós-doutora pela Harvard Medical School, Rossana Melo é a responsável por implantar na UFJF o Laboratório de Biologia Celular e o Grupo de Pesquisas em Biologia, liderado por ela desde 1995. Dedicada há 25 anos ao estudo da área de Biologia Celular, a pesquisadora criou um extenso acervo de lâminas e de micrografias eletrônicas, utilizando-os em aulas práticas a fim de facilitar a aprendizagem.

“Direciono minhas aulas para o conhecimento científico, para estimular estudantes a apreciarem o universo celular”, aponta Rossana. Através de suas pesquisas, foi possível a identificação de novos aspectos da organização estrutural de células do sistema imune.  Seus estudos contribuem diretamente para o entendimento das respostas celulares em diferentes situações, incluindo estresses ambientais.

Livro explora o universo celular por meio de inúmeras micrografias e ilustrações associadas a um texto objetivo e atualizado (Foto: Divulgação)

“Células & Microscopia: Princípios e Práticas”
Para a autora, o livro pretende atender estudantes iniciantes no aprendizado de Biologia Celular e fornecer, para professores da área, um material que funcione como guia para ensino e atividades práticas. A obra contém informações básicas sobre a célula, com destaque para sua identificação ao microscópio, considerado o instrumento científico mais aplicado no estudo das ciências da vida. Aborda, ainda, princípios de funcionamento dos microscópios de luz e eletrônico, noções sobre métodos de preparo de amostras biológicas e interpretação de imagens microscópicas, integrando conhecimentos essenciais para usuários desses equipamentos, técnicos em microscopia e pesquisadores de diferentes áreas.

Esta segunda edição, segundo a autora, “mantém a ideia central de explorar o universo celular por meio de inúmeras micrografias e ilustrações associadas a um texto objetivo e atualizado”. Os eventos celulares são explicados com base em micrografias eletrônicas que revelam o comportamento da célula em situações de saúde e de doenças. Os aspectos morfológicos de processos celulares como endocitose, secreção e morte celular são cuidadosamente ilustrados ao longo das páginas. Para Rossana, as caraterísticas desta edição foram criadas para facilitar a identificação dos componentes e eventos celulares e promover o conhecimento da célula como unidade geradora de respostas biológicas do organismo.