(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Zuleyce Pacheco, da Faculdade de Enfermagem, e Vânia Bara, titular da Ouvidoria Especializada da Diretoria de Ações Afirmativas, serão homenageadas, junto com a professora da Faculdade de Direito, Ellen Brandão (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

A noite desta segunda-feira, 26, será especial para as professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ellen Brandão, Vânia Bara e Zuleyce Pacheco. As três serão agraciadas com o Troféu “Mulher Cidadã”, entregue pela Prefeitura de Juiz de Fora às mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, prestando serviços relevantes ao município e à comunidade. A cerimônia acontece às 19h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, s/n – Centro.

A professora Vânia Bara destaca que a honraria será um símbolo de sua luta e das outras professoras por uma universidade pública, gratuita e acessível. “Acredito que a importância dessa homenagem é um reflexo do trabalho que desenvolvo, desde 2016, junto à Ouvidoria Especializada da Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF, onde sempre visamos garantir o respeito à diversidade em todas as suas esferas. Receber essa homenagem é garantir que essa pauta ganhe visibilidade a essa luta, minimizando a misoginia e a violência contra a mulher, enquanto legitimamos ainda mais nossas formas de trabalho”.

Enfermeira e educadora, Vânia revela que sempre foi engajada em movimentos sociais e sindicais, participando, atualmente, do grupo de pesquisa Flores Raras, na Faculdade de Educação. “Profissionalmente, sempre lutei pela valorização das categorias das quais sou parte. Já na pesquisa, discutimos muito a visibilidade dos segmentos LGBT+, com ênfase nas mulheres lésbicas, que são vítimas constantes de violência. Quando penso nesse troféu, enxergo-o como um reconhecimento desse trabalho, tanto dentro da UFJF, quanto fora dela. É a validação do cumprimento de um compromisso social.”

Reconhecimento compartilhado
Já a docente da Faculdade de Direito, a pesquisadora Ellen Brandão afirma que trata-se de um reconhecimento compartilhado com colegas de trabalho. “Me sinto lisonjeada em receber essa homenagem, principalmente por ela ser fruto de anos de esforço em prol de um projeto de extensão que desenvolvemos no centro referência Casa da Mulher de Juiz de Fora, por meio de uma parceria com a Prefeitura. É um sentimento de felicidade, que eu, humildemente, divido com todas as nossas colaboradoras, que tornam possível esse trabalho diário. Me sinto honrada de representar essa equipe”, diz.

“A importância é, sobretudo, pelo reconhecimento do nosso trabalho enquanto professora, pesquisadora e coordenadora de um projeto de Extensão. Muitas vezes, as nossas atividades na Universidade ficam restritas aos alunos ou à própria comunidade acadêmica. Prêmios dessa envergadura mostram para sociedade juiz-forana como um todo a importância dos trabalhos feitos na UFJF e o desejo que a instituição tem de contribuir cada vez mais com um mundo melhor e, no nosso caso, particularmente, para que as mulheres possam ser respeitadas em seus direitos, viverem sem medo da violência doméstica e serem cada vez mais protegidas pelos órgãos de apoio e de referência”, conclui.

Motivação para seguir
Também professora da Faculdade de Enfermagem e indicada para receber o troféu, a pesquisadora Zuleyce Pacheco será reconhecida por seu trabalho como coordenadora do Projeto de Extensão “Olho Vivo”, voltado para estudantes matriculadas nas escolas municipais de Juiz de Fora, sobretudo aquelas que estão iniciando o nível fundamental, e crianças e adolescentes com a Doença Falciforme atendidas pelo Hemominas. “Essa enfermidade provoca a modificação das hemácias, lesando os vasos sanguíneos dos olhos e podendo causar cegueira. Por meio desse projeto, realizamos um prognóstico que minimiza esses danos ao longo do crescimento da criança”, explica.

Ainda segundo a docente, o processo começa com uma peça teatral sobre saúde visual, no qual é explicado, de forma lúdica, como é realizado o teste de Acuidade Visual. “Esse procedimento nos permite identificar deficiências visuais e encaminharmos a criança para um oftalmologista. Aquelas que precisam de óculos para corrigir a visão recebem a armação gratuitamente por meio de doações que conseguimos da comunidade acadêmica,enquanto as lentes são produzidas pelo Centro Óptico da Secretaria Municipal de Educação. Ver esse trabalho sendo reconhecido nos dá ainda mais força para seguir em frente e investir cada vez mais em ações sociais, que é um dos papéis da Universidade”, ressalta.

Outras informações
(32) 3690-8552 (Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora)