A escassez de pesquisas que fazem associação entre a qualidade das relações conjugais e fraternais em famílias que possuem filhos com Síndrome de Down foi uma das motivações para a acadêmica Bruna Rocha de Almeida desenvolver sua tese de doutorado. Os resultados do estudo foram apresentados no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Bruna conta que seu interesse pelo tema surgiu quando notou a falta de uma pesquisa aprofundada acerca dos subsistemas conjugal e fraternal de famílias com filhos portadores do distúrbio. “Tendo em vista que famílias com filhos com síndrome de Down apresentam particularidades, como o papel diretivo dos genitores e irmãos nos episódios interativos, são necessários estudos com essa população específica, direcionados para melhor compreensão das associações entre os seus diferentes subsistemas.”

A acadêmica fez uma coleta de dados, realizada na residência dos participantes, em horários e datas combinados com as famílias. Além disso, realizou pesquisa bibliográfica a fim de complementar seu estudo.

Após o término da pesquisa, Bruna chegou à conclusão de que as relações conjugais e fraternais dos pais são caracterizadas como amistosas e ajustadas, com bons níveis de consenso, coesão, satisfação e expressão de afeto. “As interações são caracterizadas por proximidade e um clima amigável entre o casal, que interage de forma igualitária, reconhecendo e valorizando os argumentos um do outro. Além disso, possuem uma afetuosidade, proximidade e companheirismo, com baixos níveis de conflitos e rivalidade.” A relação entre os irmãos também se mostra positiva em relação à amorosidade e proximidade.

A professora orientadora Nara Liana Pereira afirma que a tese assume importância acadêmica fundamental por ser a primeira a tratar desse tema com foco nos subsistemas conjugal e fraternal. Além disso, explica que o trabalho assume grande importância por servir de indicador indireto para mudanças práticas: “A ajuda não é direta: a pesquisa tem resultados que servem de subsídios para programas de intervenção.”

Contatos:
Bruna Rocha de Almeida (doutoranda)
bruna.r.almeida@gmail.com

Nara Liana Pereira Silva (orientadora- UFJF)
naraliana.silva@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Nara Liana Pereira Silva (orientadora- UFJF)
Prof. Dr. Altemir José Gonçalves Barbosa  (UFJF)
Prof. Dra. Cláudia Helena Cerqueira Mármora (UFJF)
Prof. Dra. Maria Auxiliadora Dessen (Universidade Católica do Salvador)
Prof. Dra. Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo  (UNESP)

Outras informações: (32) 2102-3103 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia