Será que tudo que somos é culpa do nosso cérebro? Nossa personalidade, memórias, emoções — tudo que é subjetivo — é controlado por ele? Que tal um bate-papo descontraído, dentro de um bar, com uma especialista sobre o assunto, que pode nos ajudar a entender essas e outras dúvidas? Esse diálogo é a principal proposta do Ciência ao Bar, que encerra sua programação especial do mês de maio, historicamente dedicado a homenagear a história de luta das mulheres. O encontro desta quarta-feira, 21, intitulado “O cérebro e a mente: o que sabemos?”, é apresentado pela pesquisadora Alessandra Mainieri, docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutora em Neuroimagem Funcional pela Aachen University (Alemanha). O evento é sediado no Arteria, a partir das 19h.

Programação especial
Segundo um dos organizadores do evento, Lucas Miranda, a ideia de construir uma programação especial surgiu da preocupação em possibilitar discussões mais descontraídas sobre pesquisas, além de ajudar a tornar mais acessível a realidade de que mulheres atuam fortemente no campo da ciência. “Existe a questão da representatividade, que está ficando cada vez mais forte. Mesmo sendo homem — ou seja, pessoalmente, não sou afetado por isso de uma forma direta –, ao mesmo tempo, sou afetado na medida em que não sei quem são as mulheres que estão fazendo ciência.” O nome escolhido para a programação do mês de maio — “Bela, recatada e do bar” — faz alusão a um artigo publicado pela revista Veja, em 2016, intitulado “Bela, recatada e do lar”, que gerou discussões acerca da visão relativa ao papel das mulheres na sociedade brasileira.

Ciência despojada
Em cada edição do Ciência ao Bar, um pesquisador apresenta, durante 25 minutos, um tema de sua área de pesquisa e, em seguida, são reservados 90 minutos para participação do público que, entre rodadas de chope e tira gostos, pode participar com perguntas e contribuições sobre o assunto.

A edição “O cérebro e a mente: o que sabemos?” ocorre nesta quarta-feira, 21, às 19h, no bar Arteria, localizado na Rua Oswaldo Aranha, 535. O evento é gratuito e aberto ao público.