slider_forumProfissionais reconhecidos em suas áreas irão debater políticas, ações e ferramentas de comunicação no setor público no 1º Fórum de Comunicação da UFJF. O evento acontece de 2 a 4 de abril e é organizado pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade. As inscrições são gratuitas, abertas a todos os interessados e podem ser feitas através do formulário on-line.

Palestras, painéis de experiências e grupos de discussão fazem parte da programação. O espaço será usado não só para a interação de jornalistas e assessores, como também para que a comunidade acadêmica manifeste sugestões sobre a comunicação da Universidade.

Para o diretor de Imagem Institucional, professor Márcio de Oliveira Guerra, o evento é uma grande oportunidade de formação mas, acima de tudo, uma forma de ouvir a comunidade, estreitar a relação com os públicos da UFJF. “Esperamos que este evento traga diferentes olhares a respeito do nosso trabalho e permita o aprimoramento dos nossos canais de comunicação e serviços”. Para isso, Guerra acredita ser essencial o envolvimento de todos os segmentos da instituição: professores, técnicos, terceirizados, estudantes e a comunidade em geral.

Assessoria, redes sociais, criação: palestras com especialistas

A programação é aberta na noite de segunda-feira, 2, com a assessora de Políticas Públicas da Andifes, Lívia Leite. No dia seguinte, o evento traz diversas palestras, das 8h às 12h. O primeiro tema abordado será “Comunicação Externa: como ampliar a visibilidade das publicações institucionais – o interesse dos jornalistas”, com a assessora de Comunicação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Eliane Fonseca Daré. Em seguida, a discussão será sobre “As Redes Sociais como Pauta”, apresentada pela chefe da seção de Comunicação Institucional, da Secretaria de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rejane Maria Rodrigues Neves.

Rejane conta que o Conselho trabalha com redes sociais desde 2011 e se aprimorou, até virar referência, a partir de planejamento e esforço contínuo. “Vamos demonstrar que há espaço institucional nas redes para fazer um trabalho que seja, de fato, eficiente para o público.  No CNJ, o trabalho cresceu e passou a ter um peso estratégico para a instituição divulgar seus assuntos, programas e direitos dos cidadãos. Passamos a trabalhar com uma linguagem mais interessante, atraente e acessível, mas que ainda transmite conteúdo relevante.”

Para a chefe da seção de Comunicação Institucional, a troca de experiências e o compartilhamento de ideias entre diferentes instituições é essencial para as assessorias. “As mídias sociais estão alcançando o espaço acadêmico e, assim, aumentam as pesquisas e as especializações para garantir um trabalho de qualidade”.

Outros nomes de referência também já estão confirmados como da jornalista da Universidade Federal de Viçosa, Lea Medeiros, que irá ministrar um workshop de media training para pós-graduandos, e da assessora da Federal de Uberlândia, Renata Neiva, responsável pelos “desafios da comunicação interna nas instituições de ensino”. Na área de criação, o convidado é o sócio-diretor da República Comunicação, Marcos Villas Boas.

Grupos de Discussão

Durante a tarde dos dias 3 e 4 de abril, a programação fica por conta dos Grupos de Discussão de propostas (GDs) e estabelecimento de diretrizes. Nesses espaços os participantes poderão conhecer mais sobre o trabalho da Diretoria de Imagem e apresentar suas propostas, compartilhando experiências e debatendo novas ideias dentro dos temas específicos. São 13 opções de GDs. Veja neste link.

Outras informações: Fórum de Comunicação da UFJF.